Notícias

Guerra na Ucrânia: Finlândia e Suécia pedem formalmente adesão à Otan

Invasão da Rússia foi o fator que pesou para as duas nações abandonarem a posição de neutralidade política mantida há décadas. Embaixadores da Otan, não concordaram com pedido formal de adesão da Suécia e Finlândia.

18 Mai 2022 - 16h36 | Atualizado em 18 Mai 2022 - 16h36
Guerra na Ucrânia: Finlândia e Suécia pedem formalmente adesão à Otan Lorena Bueri

Finlândia e Suécia, apresentaram formalmente as propostas de adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na manhã da última segunda-feira. Com essa decisão, os países europeus deixam de lado a neutralidade estratégica para se juntarem a aliança militar.

Representantes dos dois países foram até Bruxelas entregar ao secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg as cartas que manifesta o interesse de suas nações em fazer parte da Otan. O secretário disse que a Otan buscará admitir ambas nações com um processo mais rápido, porém afirma ele ser incerto, devido a uma inesperada resistência da Turquia.

Eles possuem relações estreitas com a Otan, mas há muito tempo permanecem não alinhados militarmente, e constataram a opinião pública se tornar a favor da adesão à aliança desde o começo da guerra entre a Rússia e Ucrânia, que mudou o cenário da segurança europeia.

Resistência turca

No entanto, para conseguirem avançar precisaram vencer a resistência da Turquia. Tayyip Erdogan, presidente turco, divulgou uma lista de reclamações aos membros da aliança, apresentando suas objeções aos demais membros.

Nesta quarta-feira, (18), embaixadores da Otan se reuniram, mas não concordaram em prosseguir com o pedido formal de adesão, já que todos os aliados precisam concordar.


Turquia se opõe à entrada da Finlândia e Suécia na Otan (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Tayyip Erdogan, disse no começo da semana que não permitiria que as nações nórdicas se juntassem, alegando que apoiam militantes curdos que seu governo considera terroristas. “Nossa única expectativa era de que nossos aliados deveriam ter lidado com os esforços da Turquia para proteger suas fronteiras e estabelecer sua segurança da mesma maneira. A expansão da Otan é significativa enquanto nossas sensibilidades são respeitadas”, disse ele ao parlamento.

Funcionário da Otan, diz que a aliança decidida em resolver os impasses e chegar a uma conclusão.

Retaliação

Vladimir Putin, presidente russo, disse que expansão da Otan para o Leste é uma das razões que o fez enviar tropas e tanques para a Ucrânia. Na última terça-feira, Putin sinalizou um recuo sobre a entrada da Suécia e Finlândia na Otan, porém retaliações são esperadas.

Foto destaque: Três navios de países da Otan chegam a porto da cidade finlandesa de Turku. Reprodução/Lehtikuva/Oglobo. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo