Moda

Gucci traz novo diretor criativo e os problemas do grupo Kering persistem

A marca do grupo Kering nomeia seu novo diretor criativo, o ex. estilista da Grife italiana Valentino. Em meio aos problemas trazidos ano passado pela Balenciaga, o grupo Kering tenta mudar o foco.

29 Jan 2023 - 18h00 | Atualizado em 29 Jan 2023 - 18h00
Gucci traz novo diretor criativo e os problemas do grupo Kering persistem Lorena Bueri

A marca Gucci foi fundada por Guccio Gucci, nascido em 1881 em Florença, Itália. Foi um empresário e designer de moda italiano, que fundou a marca Gucci em 1921. Com a direção de seu filho Aldo Gucci. Tornando-se uma marca mundialmente conhecida. No ano de 1999, foi adquirida pelo francês François Pinault (Pinault Printemps Redoute), que mais tarde tornou-se a Kering.


Pinault Printemps Redoute e sua esposa Salma Hayek (Foto: Reprodução/ Koimoi/ Getty)


Kering é dona de várias marcas, uma delas é a marca espanhola Balenciaga, que mais uma vez foi contundente em suas propagandas publicitárias, desta vez a campanha surgiu da pior forma possível. A campanha fez apologia à pedofilia infantil, de forma repugnante e hedionda, causando mais uma vez uma catastrófica projeção de sua marca, do grupo Kering e de outras marcas associadas já que fazem parte do mesmo.


Balenciaga propaganda (Foto: Reprodução/ Mariana Missiaggia/ DComercio)


Não é a primeira vez que a marca faz projeções asquerosas, normalmente é em seus desfiles, entretanto desta vez o público teve sapiência de erguer a voz e dar um basta. Poucas celebridades foram sagaz e deram a sua opinião quanto ao ocorrido.  Como Lala Kente, atriz americana de 2 anos, que escreveu em suas redes sociais “Muitas dessas marcas estão acostumadas a sermos como ovelhas. 'São estúpidos, nunca vão notar'”, continuou a estrela. “Adivinha, nós notamos e não estamos calados. Devemos proteger essas crianças.”


Desfile Balenciaga mostra bonecas cobertas com sangue, desfile 2016 (Foto: Rreprodução/ Juanita Broaddrick/ Reuters Fact Check)


Após alguns anos tendo como diretor criativo Alessandro Michele, que deixou a marca no fim do ano passado após 20 anos. O estilista foi o responsável por remodelar a imagem da marca e transforma-la em uma das maiores campeãs de venda entre as grandes marcas do grupo Kering.


Alessandro Michele (Foto: Reprodução/ Zimbio/ Pinterest)


Alessandro saiu e quem entrou em seu lugar é o ex. estilista da Valentino, Sabato de Sarno, italiano de 39 anos. Reportando-se a Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, com a responsabilidade de definir e expressar a visão criativa da casa em artigos masculinos, femininos e de couro, também acessórios e coleções de lifestyle.


Sabato de Sarno (Foto: Reprodução/ Kering group/ Instagram)


Jean Vigneron, consultor da empresa de executivos Egon Zehnder, diz: “A Kering tem um histórico de apostar em designers desconhecidos, não tendo acertado com a marca Balenciaga, desde a sua aquisição”. Infortúnio ou não, o intuito é claramente o de gerar lucros apenas.


Marcas da Kering (Foto: Reprodução/ Fashion Network)


O anúncio para diretor criativo ocorreu quando a Kering teve que publicar seus ganhos anuais de 2022. As vendas da Gucci atingiram 9,7 bilhões de euros em 2021, gerando aproximadamente 55% da receita do grupo Kering e 69% do EBIT do grupo. As vendas da Gucci nos nove primeiros meses de 2022 aumentaram 8%, para 7,7 bilhões de euros. O consenso dos analistas é de que a marca crescerá cerca de 5% em câmbio constante, para 10,5 bilhões de euros.

 

 

Foto destaque: Loja Gucci. Reprodução/ Fatma Medine/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo