Música

Grammy Latino anuncia novidades em evento em São Paulo

Em evento realizado na última terça (28), a premiação latina realizou o evento ‘Por Dentro do Latin GRAMMY’, na sede do YouTube, em São Paulo. Novidades foram anunciadas.

01 Abr 2023 - 16h52 | Atualizado em 01 Abr 2023 - 16h52
Grammy Latino anuncia novidades em evento em São Paulo Lorena Bueri

Aconteceu em São Paulo, na última terça-feira (28), um evento realizado pela equipe do Grammy Latino. Chamado de “Por Dentro do Latin GRAMMY”, o evento tinha como foco apresentar novidades na premiação e debater sobre o cenário da música.


Luis Dousdebes no "Por Dentro do Latin Grammy". (Foto: Mauricio Santana/Getty Images)


No evento, o Diretor Executivo de Prêmios, Afiliações e Preservação do Latin Grammy of Recording Arts & Science, Luis Dousdebes, destacou que a equipe da premiação já estava discutindo há cinco anos sobre a criação de uma categoria como essa.

“Essa categoria é um complemento ao Latin Grammy. Estamos discutindo isso há cinco anos. A evolução da música brasileira foi muito impressionante que a comunidade (de artistas) pedia muito por essa mudança”, disse.

A principal novidade foi a categoria Música Urbana em Português. Criada a partir de um pedido formal dos criadores, foi avaliada e aprovada por unanimidade pela Academia. Parte da Área de Língua Portuguesa, a categoria reconhece a quantidade alta de música urbana que é criada no Brasil e em Portugal.

Também comentadas durante o evento, a categoria Melhor Compositor do Ano tem como objetivo reconhecer a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções. Outra categoria foi a Melhor Canção de Cantor/Compositor, que contempla criadores com singles ou faixas que contenham, no mínimo, 51% da letra em qualquer dialeto regional nativo, como português ou espanhol. Outro detalhe importante mencionado foi a obrigação de incluir a data de composição nas inscrições para as categorias de canção. Este critério já é válido para este ano.

As atualizações na premiação foram comemoradas também por artistas do cenário atual da música urbana brasileira. Criolo, Felipe Ret e Karol Conká – que fizeram uma apresentação no evento – foram alguns dos que estavam presentes.


 

Da esquerda para direita, Drik Barbosa, Kayblack, Karol Conká, Ster, Manuel Abud, Evandro Fioti, Filipe Ret, Criolo, Rodrigo Oliveira, DJ Marco, Kamilla Fialho e Alana Leguth. (Foto: Mauricio Santana/Getty Images)


“Essa mudança vem como um carinho para nós da arte urbana. É um momento de inclusão, já chegamos a nos sentir um pouco deixados de lado, ou como se não houvesse espaço para nossa arte. Mas agora é hora de mostrar com mais transparência o que nós representamos”, disse Karol Conká.

Em um artigo também publicado na última terça-feira (28), o Grammy destacou artistas brasileiras que estão em ascensão no mundo. Após Anitta concorrer à estatueta de Artista Revelação, a equipe do Grammy destacou outras seis artistas que o mundo deve ficar de olho: Marina Sena, Duda Beat, Liniker, Ludmilla, Iza e Luedji Luna. Saiba mais clicando aqui.

Durante o evento, Dousdebes reforçou a missão da Academia:

“A missão da Academia Latina da Gravação é celebrar o criador da música pelas suas esferas, são os músicos, criadores, celebrando a excelência musical das suas esferas. Então, o mais importante para nós, é a expansão da música. Como Academia, estamos mais envolvidos no processo de premiar a excelência musical”, disse.

 

Foto destaque: Luis Dousdebes em evento em São Paulo. Foto: Mauricio Santana/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo