Notícias

Governo repudia ataques racistas a Vini Jr. e cobra providências às autoridades espanholas

A ministra Anielle Franco também declarou nesta segunda-feira que o governo brasileiro “vai para cima” das autoridades da Espanha em busca de uma resposta após o caso de racismo

22 Mai 2023 - 17h28 | Atualizado em 22 Mai 2023 - 17h28
Governo repudia ataques racistas a Vini Jr. e cobra providências às autoridades espanholas  Lorena Bueri

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta segunda-feira (22) uma nota repudiando “nos mais fortes termos” o caso de racismo envolvendo o futebolista brasileiro Vini Jr., do Real Madrid, em jogos do campeonato espanhol La Liga. O texto foi assinado pelos Ministérios da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública, das Relações Exteriores, dos Esportes, e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

No comunicado, o governo brasileiro “lamenta profundamente” a falta de medidas efetivas para prevenir e evitar que os atos racistas se repitam. A nota ainda pede que as autoridades governamentais e esportivas da Espanha, assim como a FIFA e a Liga, tomem as providências necessárias para impedir novos casos de racismo e punir os culpados.

Nesta segunda-feira, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que o governo brasileiro “vai para cima” das autoridades espanholas cobrar uma resposta diante do caso de discriminação contra o jogador Vini Jr. A chefe da pasta disse que o acontecimento é inadmissível e é um “mal” que precisa ser combatido.

"A gente vai para cima das autoridades, notificar, oficializar para que tenha uma resposta. O histórico da La Liga não é bom, é bem racista”, declarou Anielle Franco.


Vini Jr. (Foto: Reprodução/ Real Madrid)


A ministra ainda anunciou que esteve em contato com a segunda vice-presidente da Espanha, Yolanda Díaz, para dialogar a respeito do caso de racismo e que está esperando um posicionamento direto do governo espanhol.

De acordo com o blog da jornalista Andréia Sadi, o Ministério das Relações Exteriores também deve conversar com a embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Fernández-Palacios, em busca de explicações e para expressar a posição de cobrança do governo brasileiro diante do caso.

Vini Jr. foi alvo de racismo durante a partida do Real Madrid contra o Valencia no último domingo (21). Em 10 de maio, a Espanha e o Brasil firmaram um acordo bilateral de combate à xenofobia e ao racismo.

Foto Destaque: Vini Jr. Reprodução/Real Madrid

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo