Notícias

Governo prorroga por 30 dias a atualização do Cadastro Único

Após confusão e brigas em longas filas pelo Brasil, Governo prorroga por mais 30 dias o prazo para as famílias atualizarem as informações do Cadastro Único.

14 Out 2022 - 11h30 | Atualizado em 14 Out 2022 - 11h30
Governo prorroga por 30 dias a atualização do Cadastro Único  Lorena Bueri

Com a proximidade da data limite e o excesso de filas, o Ministério da Cidadania decidiu prorrogar o prazo para atualização do Cadastro Único em mais 30 dias. A revisão dos dados do CadÚnico é necessária para evitar a suspensão ou cancelamento de benefícios concedidos pelo Governo como o Auxílio Brasil.

Os beneficiário do Auxílio Brasil que estavam há mais de dois anos sem atualização no cadastro tinham até o dia de hoje (14/10) para efetuar a revisão cadastral. A proximidade do prazo gerou filas enormes e confusões pelo país, antes do anúncio da prorrogação.

Mais de 1,4 milhões de famílias inscritas nos Cadastro Único foram convocadas para revisar seus cadastros, segundo o Ministério da Cidadania. Desse número, 757 mil são beneficiárias do Auxílio Brasil e teriam até hoje pra realizar o procedimento. Ainda em setembro, em torno de 263 famílias beneficiárias ainda não haviam realizado as atualizações das informações.

O Cadastro Único, é a principal ferramenta do Governo Federal para a inclusão de famílias de baixa renda em programas assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o Auxílio Emergencial criado durante a pandemia e o Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

Nesta quinta, muitas pessoas madrugaram para guardar lugar nas filas do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) com medo de perderem o benefício. No Rio de Janeiro, as primeiras pessoas a chegarem esperaram por 18h horas até a abertura do posto de atendimento do CadÚnico. Foram registradas brigas por lugar e confusões na fila, além de reclamações por parte dos beneficiários.


Beneficiários brigaram por lugar em fila no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)


Em Natal, muitos beneficiários voltaram para casa sem atendimento após horas aguardando na fila e apenas 30 senhas terem sido distribuídas. Os atendimentos são feitos por agendamento, mas muitas pessoas não conseguem realizar a marcação e ficam nas filas para tentar resolver a situação.

A atualização é necessária para assegurar a qualidade e a veracidade dos dados cadastrados e garantir que as informações estejam de acordo com a realidade das famílias. Caso os registros não sejam atualizados as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho do ano que vem. Neste ano, apenas as famílias que revisaram os cadastros pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas.

Foto destaque: Filas enormes se formaram para realizar o cadastro Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo