Saúde

Governo muda a forma de divulgação de novos casos da COVID-19

Anteriormente feita de forma diária, divulgação de dados (como novos casos, mortes e andamento da vacinação) será feito de forma semanal para agilizar e melhorar o controle das informações.

19 Fev 2023 - 17h10 | Atualizado em 19 Fev 2023 - 17h10
Governo muda a forma de divulgação de novos casos da COVID-19 Lorena Bueri

Em meio aos resquícios do caos causados pela pandemia de COVID-19 e suas consequências, o Ministério da Saúde decidiu optar por parar de fazer divulgações diárias quanto aos dados da doença. A medida entra em vigor a partir de março.

O Ministério da Saúde divulgou que fará uma drástica mudança quanto a divulgação de dados da COVID-19 em solo brasileiro. Com uma interrupção que será feita no dia 03 de março, a divulgação que até hoje é diária, passará (a partir do dia 07 de março) a ser de forma semanal. Lembrando que o boletim informa não só quanto a novos casos como também traz informações no que diz respeito a óbitos e a o andamento das vacinações quanto a grave e mortal doença.

Atualmente apenas nove estados mantém os dados diários atualizados, além de 18 deles não informarem quanto a novos casos e óbitos devido a doença nos fins de semana. Tais dificuldades levaram o Ministério a tomar medidas radicais visando uma maior precisão nos dados e também um maior e mais eficaz controle dos mesmos em um cenário onde a COVID-19 já tem um controle maior se comparada a anos anteriores no auge da proliferação da doença (com isso os estados mantém suas responsabilidades e abastecem os sistemas Sivep-Gripe e eSUS Notifica, que são usados para recolhimento dos dados em questão).


Ministério da Saúde busca melhorar a divulgação de notícias referentes a COVID-19. (Foto: FNS)


Assim sendo a partir de agora os dados diários serão interrompidos no dia 03 de março, com o adendo de que os estados e o Distrito Federal devem fazer o envio e atualizações nos sistemas aqui citados todas as segundas e terças-feiras. Cabe destacar também que a publicação semanal dos dados ocorrerá a partir do dia 07 de março.

Finalizando, vale lembrar que na gestão do presidente Bolsonaro, o Ministério da Saúde deixou de informar o total de mortes (e novos casos da doença) por um breve período, dificultando assim o trabalho tanto da área da saúde quanto da imprensa, já que sem tais dados ficava difícil ter um reação noção da abrangência da Covid-19 em solo nacional.

Foto Destaque: a COVID-19 segue causando problemas ao redor do mundo e no Brasil não poderia ser diferente. (Foto: OPAS)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo