Celebridades

Governo escocês comete erro em atestado de óbito de Elizabeth II

O atestado de óbito de Elizabeth II foi divulgado pelo governo escocês e Windsor, o documento consta velhice como causa do óbito, entretanto a condição não é considerada doença pelo OMS.

01 Out 2022 - 09h38 | Atualizado em 01 Out 2022 - 09h38
Governo escocês comete erro em atestado de óbito de Elizabeth II Lorena Bueri

O governo da Escócia é acusado de etarismo após o atestado de óbito de Elizabeth II ter sido divulgado. No documento consta velhice como causa da morte e,  desde dezembro do ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não considera velhice uma doença.

“A confusão que pode causar ou a indução, mesmo sem ser este o objetivo, de profissionais em sociedades especialmente em que ainda predominam o estigma e o preconceito em relação às pessoas idosas não nos parece ser a melhor escolha”, afirmou a representante de Coordenação de Saúde do idoso do ministério de Saúde à agência câmara, Maria Cristina Hoffmann, em meados de 2021.

A iniciativa para que o termo não fosse incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID) partiu das sociedades científicas de todo o mundo e organizações da sociedade civil, a preocupação era que a velhice fosse usada cada vez mais em atestados de óbito e as causas reais não fossem reveladas.

A Rainha Elizabeth II faleceu às 15h10, no horário da Escócia, a monarca estava na companhia dos filhos o Rei Charles III e da Princesa Anne.

Após o encerramento das cerimônias funerárias e de despedida da Rainha, agora a monarquia britânica se prepara para a coroação de Charles III, que está prevista para acontecer dia 2 de julho de 2023.

O dia escolhido para a cerimônia, revelado pela imprensa inglesa, possui um importante significado, o dia 2 de julho seria o dia exato em que o reinado de Elizabeth II segundo iria completar 70 anos, entretanto a data não foi confirmada pela realeza britânica.


Rei Charles III ao lado da Rainha Elizabeth II (Reprodução/Getty Images)


Charles III planeja realizar uma cerimônia mais barata do que a de sua mãe, assumindo o compromisso de reduzir os gastos durante a crise econômica enfrentada pela Inglaterra.

Apesar da cerimônia de coroação ocorrer apenas no próximo ano, Charles III já é considerado rei desde o dia 8, data do óbito de Elizabeth II, um intervalo comum durante o processo de transição para um novo reinado, em respeito ao período de luto pelo monarca anterior, o tempo também é necessário para o preparo da cerimônia, a própria rainha Elizabeth II foi coroada rainha apenas um ano e meio após o rei George VI vir a óbito.

Foto destaque: Rainha Elizabeth II (Reprodução/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo