Notícias

Governo alemão anuncia recurso de 200 milhões de euros para ações ambientais no Brasil

O valor do recurso é equivalente a mais de 1 bilhão de reais. Governo Federal brasileiro planeja destinar parte da doação ao combate à tragédia sanitária no território Yanomami.

30 Jan 2023 - 21h22 | Atualizado em 30 Jan 2023 - 21h22
Governo alemão anuncia recurso de 200 milhões de euros para ações ambientais no Brasil Lorena Bueri

Os governos do Brasil e Alemanha anunciaram nesta segunda-feira (30) os detalhes do aporte de 200 milhões de euros, que serão enviados pela Alemanha, para ações ambientais no Brasil. A cifra foi anunciada durante entrevista conjunta entre a ministra brasileira do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, e ministra Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schlze, em Brasília.


Marina Silva e Svenja Schlze (Foto: Reprodução/Agência Brasil - EBC)


O recurso vai ser dividido entre diferente iniciativas. Cerca de 80 milhões de euros, por meio de crédito com juros baixos, serão destinados ao Banco do Brasil, por intermédio do KfW;

Cerca de 35 milhões de euros vão para o Fundo Amazônia e 31 milhões serão enviados aos estados da Amazônia  para implementação de medidas de proteção ambiental;

29,5 milhões de euros ao BNDS serão destinados a um Fundo Garantidor de Eficiência Energética para pequenas e médias empreses;

13,1 milhões de euros vão ser implementados no reflorestamento de áreas degradas;

9 milhões de euros vão para o apoio a cadeias de abastecimento sustentável; E 5,37 milhões de euros para consultoria de fomento de energias renováveis na indústria e no transporte.

Durante a coletiva, a ministra Marina Silva afirmou que o governo federal utilizará recursos do Fundo Amazônia para ajudar o povo Yanomami, que sofre com uma grave crise sanitária, com inúmeros registros de desnutrição, malária e infecção por mercúrio.

Segundo ela, apesar do avanço do desmatamento da Amazônia e do agravamento da desnutrição no território Yanomami, o governo vê o momento como uma oportunidade de reverter o cenário.

“Estamos buscando parcerias que nos ajudem a cumprir o objetivo firmado no acordo de Paris, de alcançar o desmatamento zero, em 2030. Também de fazer a desintrusão das terras indígenas para sair deste quadro terrível e de ter uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável”, explica.

O Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento Alemão é responsável pelas doações ao Fundo Amazônia. Os repasses, porém, podem ir além da proteção à floresta e atingir áreas como desigualdade social.

Foto destaque: Marina Silva e Svenja Schlze. Reprodução/Poder 360

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo