Politica

Governo Lula terá aumento no número de ministérios

Agitação política com a mudança de governo já começa a aquecer os bastidores em Brasília. Governo Lula terá aumento no número de ministerios em comparação ao governo Bolsonaro.

3 min de leitura
17 Dez 2022 - 19h09 | Atualizado em 17 Dez 2022 - 19h09

Já se organizando para quando tomar a posse em janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegará próximo de quebrar um recorde quando o assunto é ministério: ao todo serão 37, dois a menos de quando Dilma Rousseff (PT). O anuncio foi feito por Rui Costa (governador da Bahia que foi indicado para ser ministro da Casa Civil) do governo Lula.

De acordo com o governador da Bahia, a ideia é ter uma estrutura de governo parecida com outrora (o segundo mandato de Lula, de 2007 a 2010). No governo de Jair Messias Bolsonaro, que ainda tem alguns dias úteis pela frente, o número de ministérios é consideravelmente menor, 23 no total.

Rui Costa indicando algumas diretrizes da futura organização dos ministros no governo Lula. (Foto: Cristiano Mariz)

A reunião contou com a presença de Rui Costa, Gleisi Hoffmann (deputada federal no Paraná) e o ex ministro Aloizio Mercadante, que está cotado para ser o principal representante (presidente) do BNDES. Uma das principais mudanças é o desmembramento do atual Ministério da Economia em 4 áreas, sendo elas: Fazenda, Indústria e Comércio Exterior, Planejamento e Gestão. Outro atual ministério que será reformulado é o Ministério da Infraestrutura será partilhado entre Transportes e Portos.

A lista de todos os ministérios ainda está para ser divulgada, mas pastas como Gestão, Transportes, Cidades, Esportes, Pesca e Povos Originários tendem a ser criadas em breve.

Até o momento alguns ministros já foram definidos pelo governo que terá início em 2023: Rui Costa, Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Margareth Menezes (Cultura).

A posse do novo presidente e de seu vice (Geraldo Alckmin) já muito aguardada pelos principais líderes do país e também ao redor do mundo, ocorrerá apenas em janeiro. Todavia a natural e aguardada "dança das cadeiras" nos bastidores da política brasileira já começam a fervilhar ainda em 2022, causando especulações e preocupação em todos os outros âmbitos do cenário nacional 

 

Foto Destaque: Lula e Rui Costa, o novo futuro Ministro da Casa Civil (Foto: Reprodução /Poder 360)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo