Notícias

Governo Lula dispensa 40 militares que atuavam no Palácio da Alvorada

Medida atinge militares de baixa patente da Marinha, Aeronáutica e Exército que atuavam na Coordenação de Administração do palácio, residência oficial do presidente da República.

17 Jan 2023 - 21h28 | Atualizado em 17 Jan 2023 - 21h28
Governo Lula dispensa 40 militares que atuavam no Palácio da Alvorada Lorena Bueri

Nesta terça-feira (17) o Governo Lula (PT) dispensou 40 militares que recebiam gratificação para atuar na Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. A lista foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Está decisão atinge militares de patentes mais baixas como; soldados, sargentos e cabos que atuavam na segurança do Alvorada. Os militares continuam nas Forças Armadas mas, em outras atividades. A dispensa ocorre em meio à desconfiança externa por Lula com atuação os militares durante os ataques golpistas que ocorreram no dia 08 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram as sedes dos Três poderes, em Brasília.

A isenção é válida desde 13 de janeiro, uma semana depois que primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja, expôs os danos que encontrou na Alvorada, recém desocupado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Michelle Bolsonaro.


Soldados. (Foto: Reprodução/Estratégia Militares).


Na publicação do Diário Oficial da União, a Secretaria-Geral da Presidência da República não explica os motivos da dispensa dos 40 militares. Paulo Pimenta, ministro da Secom, afirmou no dia 2 de janeiro que o governo Bolsonaro entregou as residências oficiais “de qualquer jeito” para a gestão de Lula.

Em entrevista à GloboNews, Janja reclamou do estado de conservação de móveis e a ausência de objetos no Palácio do Alvorada e disse que o casal só irá se mudar após realização de inventário completo.

A primeira-dama mostrou problemas como móveis danificados e problemas de infiltração. Outros problemas citados por Janja foram:

  • Arte sacra do século 19 deixada no chão
  • Infiltrações no teto
  • Vidros rachados
  • Tapetes com buracos
  • Poltronas rasgadas
  • Piso de madeira de jacarandá com rachaduras
  • Parte da madeira da sala de estar lascada

Também foram encontradas:

  • Equipamentos para as lives do ex-presidente
  • Roupas de Michele Bolsonaro no armário (já removidas)
  • Cilindro de oxigênio ao lado da cama do quarto do presidente

Janja afirma que o local deve passar por reformas.

                                                                                                       

Foto Destaque: Presidente Lula. Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo