Notícias

Governo Lula conversa com prefeitos sobre o novo PAC

O novo PAC contará com novas obras e com a conclusão daquelas que estão paralisadas. O Plano deve ser lançado em abril e substituirá o Programa de Aceleração de Crescimento

13 Mar 2023 - 15h50 | Atualizado em 13 Mar 2023 - 15h50
Governo Lula conversa com prefeitos sobre o novo PAC Lorena Bueri

Após ouvir governadores, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem dialogado com prefeitos para recolher sugestões e pedidos de inclusão de projetos para o novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), que deve ser lançado em abril. 

Em conversa com os administradores municipais, a retomada de obras paradas e o investimento em projetos relacionados à pauta verde vêm sendo destacados como as propostas que mais têm chance de emplacar no Plano.

Ainda com nome oficial em discussão, o novo PAC fará parte de um programa de metas que vai além de obras de infraestrutura e inclui também temas como o combate à fome e à pobreza, a ampliação das bolsas de estudo e a redução das filas de cirurgia do SUS.

Neste plano de investimento, uma das diretrizes adotadas é o uso da parceria público-privada (PPP) com a participação direta do governo federal ou em parceria com estados e municípios.

Esse plano vai reunir os investimentos diretos federais, de orçamento público da União, os investimentos através de concessões do governo federal, e vamos iniciar o que estados e municípios, especialmente estados, já fazem há alguns anos, projetos de PPP”, afirmou Rui Costa em conversa com a imprensa, após o encontro do presidente da República com ministros da área de infraestrutura na última sexta-feira (10).


O presidente Lula afirma que o Programa de Aceleração do Crescimento foi o "momento mais rico de investimento de infraestrutura em nosso país" (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo)


Na reunião, Lula ainda comentou sobre a importância do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo petistas em 2007.

O sucesso do PAC é porque a gente começou ouvindo os governadores de cada estado, milhares de prefeitos, e construímos um arcabouço de propostas de políticas de infraestrutura que foi fácil de executar. Foi o momento mais rico de investimento de infraestrutura em nosso país, porque envolvia o governo federal, estadual e municipal”, disse.

Substituindo o antigo Programa de Aceleração do Crescimento, o atual plano de investimentos deve construir novas obras e concluir aquelas que estão paralisadas.

Foto Destaque: Reprodução/Marcelo Camargo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo