Saúde

Gosto amargo na boca: o que pode ser?

Saiba sobre possíveis causas e efeitos do gosto amargo na boca que afeta não somente a saúde bucal, mas também a saúde digestiva. Veja alguns cuidados essenciais para minimizar este incômodo.

22 Mar 2022 - 10h26 | Atualizado em 22 Mar 2022 - 10h26
Gosto amargo na boca: o que pode ser? Lorena Bueri

Não é incomum sentir um gosto amargo na boca, no entanto, essa sensação constante pode ir muito além de um simples ‘gosto ruim’, podendo apresentar alguns problemas bucais que devem ser prevenidos.

Este tipo de situação pode ser diversas causas da saúde bucal, como gengivite, cáries e até saburra, uma camada esbranquiçada na superfície da língua. Além disso, os problemas podem ir muito além, apontando até problemas digestivos, dentre eles o refluxo gastroesofágico, por exemplo.



Homem com mão na barriga. (Foto: Reprodução/Freepik)


Infecções das vias aéreas também podem ser alguns dos fatores, como a sinusite, o consumo excessivo de diferentes tipos de remédio e hábitos alimentares, como jejum muito extenso. Outro fator também se dá ao consumo de cigarros e bebidas e drogas. 

A explicação para a relação desses problemas se dá pelas alterações na cavidade oral, como no caso da cárie, sendo responsável até por maus odores por conta da proliferação de bactérias. No caso da gengivite, o constante sangramento também pode contribuir através do acúmulo de resíduos. Já a saburra, a falta de higienização adequada através da escovação, é um fator.


Pessoa verificando o odor da própria boca. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Em problemas inflamatórios como o da amigdalite por exemplo, o problema se dá pelo excesso de secreção presente na garganta, o mesmo acontece para quem sofre com sinusite. Aqueles que têm refluxo, também sente essa sensação, pois o ácido do estômago é capaz de voltar ao esôfago, gerando até queimação na região da garganta.

Apesar de algumas causas não serem provocadas, alguns cuidados na rotina podem ajudar muito a minimizar este problema, como uma excelente higienização, utilizando escovas adequadas, escovando a língua, passando fio dental entre os dentes e estar atento aos alimentos que consome e à ingestão de água.

Vale ressaltar também que observar seu organismo é muito importante, principalmente a área digestiva para verificar se está com azia. Outra dica é uma revisão nos tipos de remédios ingeridos e sua composição. Por incrível que pareça, o sono também pode ser um fator provocante ao acordar. Evite dormir de boca aberta para que possíveis bactérias ou até bichinhos não passe pela região bucal.



Homem higienizando a boca. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Por fim, o mais ideal é ir até um médico especialista para relatar o problema e encontrar uma solução mais adequada, pois somente o dentista pode dar um diagnóstico mais preciso e identificar o responsável pelo problema e encaminhar o paciente a outras especialidades a fim de tratar ou prevenir o caso.

 

Foto Destaque: Mulher com xícara na mão. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo