Notícias

Google disponibiliza alerta de ataques aéreos para ucranianos

Recurso para Androids usa informações de sistemas que são oferecidos pelo governo da Ucrânia à população após a invasão russa. Função já está disponível de forma automática

11 Mar 2022 - 10h20 | Atualizado em 11 Mar 2022 - 10h20
Google disponibiliza alerta de ataques aéreos para ucranianos Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (10), o Google anunciou que, a pedido do governo ucraniano, liberou um recurso que emite alertas de ataques aéreos para usuários de Android na Ucrânia para ajudar a população afeta pela guerra.

Segundo a Big Tech, as notificações nos smartphones Androids se basearão nas ferramentas oficiais, usadas por milhões de ucranianos desde a invasão russa ao país. A função será mais um complemento aos sistemas de alerta já oferecidos pelo governo da Ucrânia contra bombardeios esperados.

Os usuários receberão as notificações nos seus dispositivos de forma automática, através do Play Services e sem necessidade de uma app. Segundo o vice-presidente de engenharia do Google para Android, Dave Burke, o recurso aproveita um mecanismo de alerta para casos de terremoto.



Outra funcionalidade disponibilizada é a possibilidade de empresas de países vizinhos indicarem no Google, que estão dando auxílio para refugiados ucranianos. Como, a exemplo, hotéis que oferecem acomodação gratuita ou com algum desconto para quem saiu do país por conta da guerra.

Além disso, a Big Tech fez diversas restrições de seus serviços à Rússia, como o impedimento de novos cadastros no serviço de nuvem, restrições ao uso de ferramentas de pagamento e a não monetização no YouTube. Fora sanções mais severas, como aos aplicativos do canal de TV Russia Today (RT) e do portal Sputnik, financiados pelo governo russo, que foram tirados do ar e excluídos dos resultados de buscas na União Europeia, mesmo depois de já terem perdido a monetização e serem bloqueados.

"Após nosso anúncio na semana passada de que pausamos os anúncios do Google na Rússia, agora pausamos a grande maioria de nossas atividades comerciais na Rússia", alegou o Google.

Contudo, a empresa mantém o funcionamento de seus serviços gratuitos na Rússia, como a busca, o Gmail e o YouTube.

 

Foto destaque: Google. Reprodução/Lusa/Exame Informática

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo