Money

Google anuncia corte de 12mil funcionários

O gigante das pesquisas agora se junta a outras grandes empresas, como Netflix, Microsoft, Amazon e Meta, no que está sendo chamado de “A queda das ‘big techs’”. No total, mais de 51 mil funcionários serão demitidos.

21 Jan 2023 - 10h36 | Atualizado em 21 Jan 2023 - 10h36
Google anuncia corte de 12mil funcionários  Lorena Bueri

Nesta última sexta-feira (20), a empresa matriz do Google, Alphabet, anunciou o corte de 12 mil funcionários, medida que afeta equipes de todos os setores empresariais, desde a parte de recrutamento até funções corporativas e equipes de engenharia e produtos.

Apesar de ser um número significativo de desligados, de acordo com o site de notícias g1 tecnologia, o corte representa apenas 6% de sua força de trabalho.

Em um e-mail enviado aos funcionários, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, afirmou que as demissões são em resposta a “uma realidade econômica distinta, que enfrentamos hoje".


Cenário econômico enfraquecido obriga empresas gigantes da tecnologia a demitirem funcionários. (Foto: Reprodução/UOL Economia)


Decidimos reduzir nossa força de trabalho em aproximadamente 12 mil empregos. Os postos que estamos removendo refletem o resultado dessa revisão. O fato de essas mudanças terem um impacto na vida dos 'Googlers' pesa muito sobre mim e assumo toda a responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui”, escreveu o CEO.

Mas esta não é a única grande empresa que está tendo problemas no efetivo. Gigantes como a Netflix, Microsoft, Amazon e Meta também anunciaram cortes das equipes, como forma de aplicar uma reestruturação em larga escala, devido ao momento economicamente delicado que estão vivendo.

O anúncio do gigante das pesquisas ocorreu um dia depois de sua concorrente, Microsoft, divulgar seu plano de demitir 10 mil trabalhadores nos próximos meses.

As demissões afetam imediatamente a equipe dos EUA, coisa que não ocorre nos outros países devido à diferenciação de leis e práticas trabalhistas.

Ainda no e-mail enviado aos funcionários afetados a Alphabet sinalizou que a maior prioridade é o funcionamento da empresa.

“Fizemos uma revisão rigorosa em todas as áreas de produtos e atividades para garantir que nosso pessoal e nossos cargos estejam alinhados com nossas prioridades mais importantes como empresa”, disse Pichai.

De acordo com o Portal de notícias Terra, somando os cortes realizados pelas 5 empresas, o total de demissões chega a 51.500 funcionários.

Amazon está na frente com o anúncio de 18 mil funcionários a serem desligados, seguido do Google com 12 mil, Meta com 11 mil, Microsoft com 10 mil e Netflix com 500 funcionários desligados da empresa no primeiro semestre do ano passado, devido à baixa no número de assinantes da plataforma.

 

Foto destaque: Sede da empresa Google nos EUA. Reprodução/Tecnoblog.

VEJA TAMBÉM

Exclusivo: Michel Joelsas revela detalhes de “Últimas Férias”, “Fuzuê” e atual momento da carreira  Lorena Bueri

Exclusivo: Michel Joelsas revela detalhes de “Últimas Férias”, “Fuzuê” e atual momento da carreira

Em entrevista exclusiva ao Lorena.R7, o ator Michel Joelsas contou detalhes sobre Eric, personagem da nova série nacional da Star+, "Últimas Férias", Francisco, da novela "Fuzuê", o atual momento da carreira e muito mais; confira na íntegra
Corpos de bebês em estado de decomposição são descobertos em UTI de hospital desocupado em Gaza Lorena Bueri

Corpos de bebês em estado de decomposição são descobertos em UTI de hospital desocupado em Gaza

Um vídeo divulgado à CNN revela os restos mortais de pelo menos quatro crianças, com a alarmante constatação de que três delas permaneciam ligadas a dispositivos hospitalares
Jung Kook divulga clipe do single “Hate You” com uma estética cheia de emoção; confira Lorena Bueri

Jung Kook divulga clipe do single “Hate You” com uma estética cheia de emoção; confira

Jung Kook mostra mais uma vez sua capacidade de entregar projetos que emocionam não só os seus fãs, mas também uma parcela significativa do público geral
'Duna 3' tem roteiro 'quase pronto', segundo o diretor Denis Villeneuve Lorena Bueri

"Duna 3" tem roteiro "quase pronto", segundo o diretor Denis Villeneuve

O primeiro filme, lançado em 2021, ultrapassou mais de 402 milhões de dólares em bilheteria, sendo indicado também como "Melhor Filme", no Oscar 2022
Jaque confronta Marcia Fu sobre vazamento de estratégias na formação da 11ª Roça Lorena Bueri

Jaque confronta Marcia Fu sobre vazamento de estratégias na formação da 11ª Roça

Após ser acusada por Jaquelline, Marcia se defende e alega não saber das intenções de Jaque sobre o vazamento de estratégias e intenções de voto em relação a 11ª Roça
A Fazenda: Adriane Galisteu anuncia Poder da Chama Laranja Lorena Bueri

A Fazenda: Adriane Galisteu anuncia Poder da Chama Laranja

Poder da Chama Laranja, permite o público influenciar dinâmicas cruciais, como o inovador “Resta Um” e troca entre Baia e sede, prometendo mudanças estratégicas
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo