Notícias

Golpistas copiam perfis de mulheres no Instagram para vender conteúdo adulto

Novo golpe copia perfis de mulheres com a finalidade de vender esse conteúdo em sites adultos, criando hiperlinks direcionando para um site de pagamento a fim de clonar cartões de possíveis compradores que entram pelo link

16 Fev 2023 - 14h40 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 14h40
Golpistas copiam perfis de mulheres no Instagram para vender conteúdo adulto Lorena Bueri

Um novo golpe vem assustando principalmente mulheres que tem perfis abertos no Instagram. Para entender um pouco mais sobre o que está acontecendo, vamos tentar explicar passo a passo: Os golpistas criam um perfil falso com a foto, e alteram apenas uma letra do nome e colocam anúncio de que a pessoa agora trabalha vendendo conteúdo adulto.

Esse perfil fake consegue ter acesso a amigos dessas vítimas, aos seguidores, e divulga como se fosse uma nova conta desse usuário e pede para que sigam de volta.

Fazem toda uma mudança na descrição da bio e colocam ali um link, que levará a quem clicar a um site de pagamento geralmente na plataforma wix, onde contém imagens mais explícitas, porém não necessariamente da vítima. Eles borram os rostos das mulheres em vídeos e fotos nesse site o que dificulta a identificação.


Exemplo de como os golpistas agem (Foto: Reprodução/Twitter/@WonderWanny)


Como foi dito, eles não sequestram o perfil, apenas utilizam das fotos, e a partir desse momento, já nesse site redirecionado, que começa a segunda parte e a mais lucrativa para a quadrilha. Os “consumidores” ao colocarem os dados dos cartões nesse site de pagamento, são clonados os dados do mesmo quase que instantaneamente. Quando isso acontece, os golpistas usam esses dados para efetuar compras.

As pessoas que acabam por ser vítima desses golpistas, são mulheres, que relatam que além de abalarem suas autoestimas e consequente sua dignidade, sofrem com a dificuldade de ter de explicar que o que aconteceu com elas foi um golpe e com piadas de colegas de trabalho. Muitas vítimas usam o Instagram para divulgar seus trabalhos, como é o caso da jornalista Letícia Negresiolo, que foi ouvida pelo portal G1 e disse que “As pessoas continuam perguntando: 'E aí, já está ganhando muito dinheiro'?"

A polícia civil declara que o primeiro passo a dar quando acontece esse tipo de crime é fazer uma corrente grande de usuários a fim de denunciar o perfil falso e tentar fazer com que o Instagram derrube a página, porém existe uma reclamação de mulheres que dizem que a rede social tem demorado a agir e consequentemente a derrubas esses fakes.

Diversas vítimas relatam que ao chegar na delegacia a fim de fazer o Boletim de Ocorrência encontram diversas outras vítimas desse golpe, o que mostra que este tipo de situação tem sido corriqueira. Ao fazer uma busca rápida no Twitter, centenas de mulheres denunciam tal golpe no Instagram.


Golpe novo ataca principalmente mulheres (Foto: Reprodução/Twitter)


Ao ser questionado pelo portal G1, a META, empresa dona do Instagram diz que “esse tipo de conteúdo é proibido na plataforma e incentiva a denúncia das contas.”

Ao ser questionado pelo G1, a plataforma Wix declarou apenas que “somos contrários a todos os tipos de conteúdo abusivo e fraudulento e que estamos comprometidos em resolver todas as reclamações que chegam aos canais de suporte”.

A Polícia Civil diz que os golpistas focam em pessoas, principalmente mulheres, que tem números de seguidores e engajamento alto no Instagram e complementa que é muito difícil evitar que se tenha um perfil clonado, mas fazendo rondas periódicas em buscadores pelo seu nome e imagem, conseguirá ver se está sendo usada, suspeite de páginas com poucas publicações e seguidores e remova os suspeitos e por último, bloqueie perfis indesejados.

Já quem é vítima do cartão clonado, é recomendado a não clicar em sites suspeitos e evitar comprar por impulso.

 

Foto Destaque: Novo golpe no Instagram - Reprodução/Mauricio França

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo