Notícias

Golpe bloqueia pagamento por aproximação para roubar dados

Um novo golpe vem assustando clientes e lojas, nele os bandidos conseguem bloquear o pagamento por aproximação para que os clientes tenham que digitar a senha.

04 Fev 2023 - 20h20 | Atualizado em 04 Fev 2023 - 20h20
Golpe bloqueia pagamento por aproximação para roubar dados Lorena Bueri

Um novo golpe vem assustando a população brasileira envolvendo cartão de crédito. Visando roubar os dados do cartão, os golpistas bloqueiam pagamento por aproximação para que o cartão seja inserido na máquina e a senha digitada.

Confira o passo a passo que os golpistas dão:

- Em um ataque virtual, os bandidos infectam o computador que a máquina de cartão está ligada;

- Os bandidos impedem que pagamentos com cartões de aproximação sejam feitos;

- Quando o cartão é inserido, o cliente tenta colocar a senha, os bandidos simulam outro erro para conseguir pegar os dados do chip e o código da transação;

- Pensando que foi apenas um erro, o cliente tenta o pagamento mais uma vez, dando certo e o pagamento é direcionado para a loja.

 Esta tática já é conhecida nos meios de cibersegurança, se tratando de um vírus chamado Prilex. Ela já é usada em outros aparelhos como os caixas eletrônicos.

Em uma das primeiras versões do Prilex, os bandidos já conseguiam ter acesso aos computadores de lojas para fazerem compras fraudulentas. O acesso aos computadores de uma das empresas que sofreu o golpe, se deu quando os bandidos fingiram serem funcionários do setor financeiro para conseguir acesso aos computadores, onde eles instalaram programas para fazer o acesso remoto.

Com a nova atualização do Prilex, os bandidos também conseguem bloquear os pagamentos por aproximação, já que é uma forma que impede eles de conseguirem os dados que eles precisam.

Os especialistas em cibersegurança afirmam que em tese existe a possibilidade das lojas e empresas não saberem que este golpe acontece em seus computadores. E eles também aconselham que os donos de loja redobrem a atenção em seus computadores e que não baixem software sem checarem com a empresa de pagamento se é necessário.


Especialistas em cibersegurança aconselham que clientes prestem atenção nas mensagens que a máquina mostra. Reprodução/Kaspersky


Eles também aconselham que os clientes insistam em pagar por aproximação, mas com outra máquina, e se o erro persistir ou não for possível, solicitar o pagamento por outras vias como dinheiro ou Pix. Além disto, é aconselhado que os clientes prestem atenção em suas faturas e na mensagem que a máquina mostrar, por exemplo, as máquinas não pendem para que se insira o cartão depois de um erro.

 

Foto destaque: Golpe impede pagamento por aproximação. Reprodução/IStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo