Notícias

Glória Maria teve 15 passaportes e já visitou mais de 160 países ao longo da carreira

A apresentadora, que foi um dos destaques do "Globo Repórter" e do "Fantástico", escolheu Irã, Índia e Brasil como seus destinos preferidos e faleceu sem fazer sua sonhada "Reportagem de despedida".

02 Fev 2023 - 20h45 | Atualizado em 02 Fev 2023 - 20h45
Glória Maria teve 15 passaportes e já visitou mais de 160 países ao longo da carreira  Lorena Bueri

A saudosa Glória Maria, que faleceu hoje (2), aos 73 anos, no Rio de Janeiro, já viajou o mundo e deixou sua marca em diversas reportagens da TV Globo, virando exemplo de jornalista de viagens do Brasil.


Glória Maria (Foto: Reprodução/Guia Viajar Melhor)


Glória já visitou mais de 160 países e possuía 15 passaportes e carimbos que marcaram suas aventuras dentro e fora do trabalho, incluindo um voluntariado na Índia e uma mudança temporária para Ibiza, na Espanha.

Mesmo com inúmeras histórias, a veterana escolheu seus destinos preferidos. Durante entrevista ao GShow, em março do ano passado, Glória elegeu Irã, Índia e Brasil, como os países que deixaram marcas em seu coração.

"O irã é um país único, onde eu nunca me senti ameaçada, fui super bem recebida! O ambiente é absolutamente seguro, pelo menos enquanto a gente estava lá. O Irã significa pra mim cultura, gentileza e beleza”.

Comentando sobre sua espiritualidade, Glória relembrou da índia.

“Minha espiritualidade parece que saiu de lá. Já fui seis vezes e, cada vez que eu volto, me torno uma pessoa diferente e, com certeza, uma pessoa melhor”

 A jornalista esteve no país em 2005, durante uma cobertura do Fantástico. Anos depois, ela voltou ao destino para um ano sabático, fazendo trabalho voluntário. Glória também comentou sobre sua relação com o Brasil, seu país natal.

“Se eu colocar Brasil, vai dar problema? Porque o Brasil a cada momento, a cada minuto, a gente tem mais um lugar, mais uma coisa para descobrir”.

 Ao programa “Altas Horas”, a jornalista contou que foi a equipe do “Fantástico” que fez a contagem dos países já visitados por ela. O tour pelo mundo foi dificultado pela mudança de fronteira ao longo dos anos.

“Quando você começa a achar que está terminando o mundo, eles subdividem. Por exemplo, fui para a Lugoslávia, hoje separou e tem oito países. Croácia, Eslovênia... Então quando eu penso que eu estou chegando lá, parece que eles estão lendo meu pensamento, e eles fazem mais.”

 O primeiro carimbo de Glória no passaporte foi quando ela visitou Washignton, nos Estados Unidos, para cobrir a posse do presidente Jimmy Carter, como repórter do Jornal Nacional, em 1977.

Pioneirismo na TV

Glória foi a primeira repórter negra da TV brasileira e acumulou pioneirismo também na carreira como jornalista de viagens.

Em 2005, durante sua passagem pela Nigéria, ela registrou o festival Argungu, uma competição pelo maior peixe do Rio Matan Fada, sendo a única mulher presente, no meio de 15 mil pescadores.

Em 2007, suas aventuras foram além dos limites do planeta. Glória foi uma das poucas jornalistas convidadas pela Nasa para experimentar a gravidade zero, viajando até a órbita da Terra.

“Era real, não um simulador. Você realmente voa, você deixa a órbita terrestre e a experiência começa”, relembrou.

Já em 2016, seu VT experimentando maconha em uma viagem à Jamaica, virou “meme” nas redes sociais.


Glória Maria (Foto: Reprodução/ JC Online)


Durante uma visita a uma tribo rastafári, Glória recebeu um convite para participar de um ritual, aceitando consumir a planta para não “desrespeitar a tradição”. Sobre a ação, a jornalista explicou o que sentiu para os telespectadores. “No primeiro momento, fiquei totalmente tonta. Para quem não está acostumado, é preciso tempo para entender”, disse.

Em planos do futuro, a veterana já tinha definido o destino dos sonhos em sua “reportagem de despedida”, que não teve tempo de se realizar: Marte.

Glória deixa duas filhas: Maria, de 15 anos e Laura, de 14. A jornalista tratava um câncer desde 2019.

Foto destaque: Glória Maria. Reprodução/ Notícias da TV

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo