Celebridades

Gigi Hadid deixa Twitter após compra de Elon Musk: "Um poço de ódio e intolerância"

A modelo decidiu se afastar da rede após aquisição por parte do bilionário, pois acredita que a defesa do "discurso livre" por parte de Musk será prejudicial ao ambienta digital.

07 Nov 2022 - 12h10 | Atualizado em 07 Nov 2022 - 12h10
Gigi Hadid deixa Twitter após compra de Elon Musk: 'Um poço de ódio e intolerância' Lorena Bueri

A modelo Gigi Hadid excluiu sua conta no Twitter na última sexta-feira (04) após o aplicativo ter sido comprado por Elon Musk. A nova aquisição pelo empresário promete transformar a rede social completamente e algumas das mudanças já foram iniciadas: entre os 7,5mil funcionários da empresa, cerca de 50% já foram demitidos, incluindo a equipe das diretrizes de Direitos Humanos.

Em seu Instagram, a supermodelo comunicou a sua decisão de deixar a plataforma através de um stories em que compartilha a publicação de uma das funcionárias da antiga equipe de Direitos Humanos, a advogada Shannon Raj Singh, onde a mesma fala sobre o processo de desligamento da rede social. Nele, a modelo também se declara ao falar que: “Eu desativei minha conta do Twitter hoje. Durante muito tempo, mas especialmente agora com sua nova liderança, (o aplicativo) está se tornando cada vez mais uma fossa de ódio e intolerância, e não é um lugar de que quero fazer parte”.

A modelo de 27 anos ainda continua dizendo que se desculpa apenas com os fãs pela sua decisão, mas segue firme afirmando que “eu não posso dizer que (o Twitter) ainda é um lugar seguro para alguém, ou que seja uma plataforma social que irá fazer mais o bem do que o mal”.


Stories de Gigi Hadid a respeito do novo rumo do Twitter. Foto: (Reprodução/Instagram).


Gigi não é a primeira celebridade a abdicar do Twitter. Em outubro, Sara Bareilles, Alex Winter e Shonda Rhimes também se despediram da plataforma. A premiada cantora Toni Braxton se declarou “chocada com algumas das ‘liberdades de expressão’” que presenciou na rede após a aquisição de Musk, que defende o “discurso livre”.  

A abordagem de Elon Musk a respeito da plataforma causou preocupações inclusive para o chefe da divisão de direitos humanos das Nações Unidas, que enviou uma carta para o novo proprietário da rede realçando que o Twitter tem a responsabilidade de evitar ampliar conteúdos que resultem em danos aos direitos de integridade individual, assim como direito a privacidade dos usuários.

O documento defende principalmente o lema ‘Free Speech Not a Free Pass’, que em tradução literal seria ‘Discurso Livre, Não Passe Livre’, ressaltando os limites que a liberdade de expressão tem no que diz respeito a integridade física e moral dos indivíduos.

Pesquisas mostram que desde que Elon Musk assumiu a liderança do Twitter, houve um grande aumento no número de posts relacionados com discurso de ódio, racismo e declarações nazistas na rede. Apesar dos dados levantados, Musk afirma que “o compromisso do Twitter com a moderação de conteúdo permanece inalterado”.

 

Foto destaque: Gigi Hadid e Elon Musk (Reprodução/Instagram/Divulgação).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo