Saúde

Gestação 'silenciosa' quando ocorre e quais os sintomas

Nem sempre o corpo exibe sinais de uma gravidez e um dos sintomas mais comuns é o atraso da menstruação, porém hoje não é mais tão raro descobrir a gestação tarde.

25 Mar 2022 - 21h20 | Atualizado em 25 Mar 2022 - 21h20
Gestação 'silenciosa' quando ocorre e quais os sintomas Lorena Bueri

A gravidez já é um processo em que se passa por diversas inseguranças, pois o corpo tem diversas mudanças ao longo da gestação. Porém à quem engravide e não saiba da gestação, isso não é nada comum, mas acontece com algumas mulheres e elas descobrem a gravidez somente na hora do parto, pois o corpo se prepara para receber aquele "corpo estranho" e ajuda ele a desenvolver abrindo um espaço para aquela situação.

Os sintomas comuns de uma gravidez são: os enjoos matinais e vômitos, a falta da menstruação, os inchaços nos seios entre outros, mas quando esses sintomas não acontecem, raramente a gestante fica em alerta, pois se o corpo não está dando os sinais, logo, não tem preocupação, entretanto isso não está ligado ao peso ou ao tamanho da mulher.


"Só notei que estava gravida, quando estava dando a luz" diz mulher que não sabia da getação (Foto/Reprodução site- Vice)


A ginecologista e obstetra, Fábia Vilarino, explica alguns motivos para não se tornar perceptível a gestação, "Há mulheres que tem sangramentos e acaba acreditando que  menstruação está em dia, e quando procura o profissional para exames de rotina descobre que esta gravida de 6, 7 meses".

Outro ponto também que a ginecologista ressalta, é, o crescimento da barriga e que nem sempre é perceptível o desenvolvimento, "Pois muita das vezes os músculos são bem rígidos impedindo o crescimento do útero para fora, existem também, casos em que o bebe não se desenvolve direto por falta de vitaminas e acaba nascendo desnutrido e pequeno demais".

Em diversos casos podemos ver que é possível sim, engravidar sem saber, pois tem mulheres que possuem quadros de policistos que deixa o organismo por vários meses sem menstruar, entre outras doenças que impede a gestante de descobrir o caso. Essa situação hoje em dia não é tão incomum assim, mas é por esses casos que a importância de realizar exames de rotinas, pois são neles que se descobre o que está acontecendo com o organismo da mulher.

 

Foto Destaque: Reprodução site- Mulher.com

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo