Saúde

Gestação de gêmeos, precisa de cuidados especiais?

Uma gestação geralmente gera preocupação para os pais sobre o que fazer, e quando é o caso de ter bebês gêmeos pode ser ainda mais complicado de entender os cuidados necessários.

28 Abr 2022 - 20h02 | Atualizado em 28 Abr 2022 - 20h02
Gestação de gêmeos, precisa de cuidados especiais? Lorena Bueri

É certo que um bebê encanta muitas pessoas, ao ver um “mini” ser humano, nosso instinto materno e de cuidado se aflora e ficamos com aquela sensação de tranquilidade vendo a inocência emanada por um pequeno ser vivo, assim como qualquer tipo de filhote. E para ampliar esse tipo de situação só mesmo se ao invés de um bebê, tiver dois ou mais. Gêmeos são encantadores, não é mesmo?

Entretanto, uma gestação do tipo gemelar pode ter riscos e necessita de cuidados especiais e um acompanhamento médico bem feito, afinal, não se quer complicação para o feto ou para a gestante.

Esse tipo de gravidez é chamado de múltipla e pode ser dividida em dois grupos, sendo eles: os univitelinos que é quando um embrião se divide em dois formando os gêmeos idênticos, ou seja, eles vão possuir exatamente as mesmas características genéticas; e os bivitelinos que é a formação de mais de um óvulo que são fecundados por diferentes espermatozóides, gerando gêmeos com características genéticas diferentes.

Ao contrário do que se pode imaginar, esse tipo de parto não é necessariamente feito através de cesariana, segundo os especialistas, caso não haja riscos para o parto vaginal, ele pode ser realizado, porém, é necessário o auxílio médico para conferir essa possibilidade.


Gestante (Foto: Reprodução/ Pixabay)


O pré-natal de uma gestação múltipla precisa ser realizado por um obstetra especializado em gestações de risco, pois a mulher precisará passar por uma bateria de exames que um posto de saúde comum não poderá cobrir, desse modo, é preciso esse tipo de cuidado e atenção.

Em relação à dieta não há muitos segredos, é importante manter a carga nutricional assim como a grávida de apenas um feto, o equilíbrio e balanço é o mais importante. Atividade física também é fundamental para a qualidade de vida da gestante, sem exageros, é claro, atividades leves são as mais indicadas.

Portanto, o acompanhamento médico e os exames devem ser feitos, e vale salientar a importância da saúde mental da gestante, já que acrescentar um membro a família gera preocupações, imagine dois! A terapia durante essa fase pode ser grande ajuda para manter uma gestação tranquila e saudável.

 

Foto Destaque: Gêmeos idênticos. Reprodução/ Pixabay.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo