Notícias

Geraldo Alckmin, vice-presidente de Lula, será ministro da Indústria e Comércio

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou em Brasília no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) nesta quinta-feira (22) sobre o vice-presidente sendo o novo ministro da Indústria e do Comércio.

3 min de leitura
22 Dez 2022 - 17h00 | Atualizado em 22 Dez 2022 - 17h00

O anúncio nesta quinta-feira (22), feito pelo atual presidente pegou algumas pessoas de surpresa com os nomes cotados para estar no governo Lula, porém a maior surpresa foi a confirmação do futuro vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que ficará como ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria e Comércio). “Resolvi colocar o meu vice para trabalhar. Alckmin vai ter muito trabalho, mas terá imenso sucesso no MDIC. Com sua capacidade de articulação, ele será extraordinário no MDIC”, disse o presidente eleito.

Lula tinha feito convites para alguns empresários, como Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e também Pedro Wongtschowski, do grupo Ultra, porém eles recusaram o convite, o que fez Alckmin aceitar. Alckmin tem um bom trânsito no setor produtivo e, na avaliação de Lula, pode atuar como um facilitador do diálogo do governo com o mundo industrial.


Geraldo Alckmin e Lula  (Foto:Reprodução/Eraldo Peres/AP)


Após o anúncio, o presidente informou que tem certeza que com a articulação política e o respeito que tem junto aos empresários será um ministro extraordinário.

Geraldo Alckmin foi um dos fundadores do PSDB, após mais de três décadas ele acabou deixando o partido no final de dezembro de 2021, na ocasião alegou que era um "tempo de mudança" e "hora de traçar um novo caminho".

Ele já atuou na política em diversas funções, já foi vereador, prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo. Ele também já disputou a Presidência da República duas vezes. Em 2006, quando perdeu no segundo turno para o atual presidente Lula, em 2018 ficou na quarta colocação, atrás de Jair Bolsonaro, Fernando Haddad e Ciro Gomes.

Desde que saiu do PSDB e aceitou ser vice de Lula, filiando-se ao PSB, Alckmin tem feito reuniões com empresários e especialistas em orçamento. Munido de um caderno universitário, o ex-tucano sempre anota as respostas às suas indagações sobre os problemas do País.

Foto Destaque: Vice-Presidente Geraldo Alckmin - Reprodução/ Fabio Vieira/Getty Images

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo