Tech

“Geração TikTok”: pesquisa mostra que jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo

Estudo inédito da McAfee fala sobre participação digital e mostra que pais brasileiros são os mais preocupados do mundo com o tempo que seus filhos passam nos dispositivos.

13 Mai 2022 - 16h10 | Atualizado em 13 Mai 2022 - 16h10
“Geração TikTok”: pesquisa mostra que jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo Lorena Bueri

De acordo com a pesquisa realizada pela McAfee em dezembro do ano passado e divulgada esta semana, o Brasil é o país com maior exposição de jovens e crianças a aparelhos eletrônicos no mundo, embora os pais se preocupem com o tempo que seus filhos passam nos dispositivos. O Brasil teve a mais alta taxa de uso de celular entre crianças e adolescentes, chegando a 96% no total. Além disso, esse uso começa mais cedo do que nunca, com 95% dos pré-adolescentes e adolescentes afirmando que usam um smartphone — 19% acima da média global nessa faixa etária.

Ainda segundo o estudo, as crianças brasileiras que possuem um dispositivo móvel são muito mais propensas a dizer que o utilizam para uma variedade de atividades recreativas e sociais, em muitos casos superando em dois dígitos a média global. O ato de assistir vídeos inteiros no celular apresentou um aumento de 19%, o mais expressivo em comparação com outras crianças. Jogos e aulas on-line estiveram, respectivamente, 16% e 13% acima das médias globais.


Crianças nativas da era digital causam preocupação. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Já os pais brasileiros, entretanto, estão muito mais preocupados que os pais do restante do mundo com o tempo que seus filhos passam nos dispositivos. Em 71%, eles são 14% mais que os pais de outras nacionalidades. Dos 71% que disseram estar preocupados, 39% afirmaram estar “muito preocupados”.

Em dezembro de 2021, a McAfee realizou o primeiro estudo global sobre crenças e comportamentos sobre participação digital e proteção on-line entre membros de famílias conectadas — individualmente e como unidade familiar. Pais e filhos foram consultados juntos, com os pais respondendo primeiro e, em seguida, consultando seus filhos. Ou seja, estas descobertas representam famílias conectadas, e não conjuntos de indivíduos. A pesquisa foi feita em 10 países, com 15.500 pais com filhos entre 10 e 18 anos de idade participando do estudo, bem como mais de 12.000 de filhos.

 

Foto destaque: Crianças e jovens brasileiros são os mais expostos no mundo dos dispositivos eletrônicos. Reprodução/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo