Esportes

Gana Gueye, do PSG, teria se recusado a entrar em campo em rodada contra a homofobia; caso repercute nas redes sociais

Volante do PSG, que não tem lesões e estava em condições de jogo, alegou "razões pessoais" e não entrou em campo. Esse é o segundo ano consecutivo que Gana Gueye não participa de ações da Ligue 1 contra a homofobia

16 Mai 2022 - 16h16 | Atualizado em 16 Mai 2022 - 16h16
Gana Gueye, do PSG, teria se recusado a entrar em campo em rodada contra a homofobia; caso repercute nas redes sociais Lorena Bueri

No último fim de semana, a rodada do campeonato francês foi marcada pelo protesto contra a homofobia, que ocorre anualmente na Liga. Segundo informações do jornal local ‘Le Parisien’, o jogador do PSG Idrissa Gana Gueye teria se recusado a participar do ato e entrar em campo. A atitude do volante provocou reações na França e vem sendo pauta nas redes sociais. O Paris Saint Germain, clube de Gueye, ainda não se manifestou sobre o assunto.

O dia 17 de maio é marcado como o Dia Mundial contra a Homofobia. A Liga Profissional de Futebol da França (LFP) participa anualmente da causa, em rodadas próximas à data. No último fim de semana, os clubes entraram em campo com nomes e números dos jogadores pintados nas cores do arco-íris, em referência à bandeira do orgulho LGBTQIA+.


Jogadores como Messi e Mbappé usaram as camisas nas cores do arco-íris. (Foto: Reprodução/Twitter)


O volante Gana Gueye, que não sofre por lesão e não cumpria suspensão, chegou a viajar com a equipe, mas teria ficado de fora da partida contra o Montpellier por “razões pessoais”. A declaração foi feita pelo treinador do Paris Saint Germain, Mauricio Pochettino, em entrevista coletiva após a partida.

Esse é o segundo ano seguido que o senegalês não participa de rodadas próximas à data do protesto. O posicionamento do volante teria causado desconforto nos bastidores do PSG, de acordo com o ‘Le Parisien’. O jornal ainda comunicou que o jogador não queria ser associado à causa por questões religiosas.

A Rouge Direct, associação contra a homofobia no esporte, emitiu uma nota, cobrando explicações de Gueye, PSG e da LFP.

“Homofobia não é uma opinião, mas um crime. A LFP e o PSG têm que pedir para Gana Gueye se explicar, e rapidamente. E sancioná-lo se necessário”, declarou a associação.


Vestiário do clube francês antes do jogo contra o Montpellier, no último sábado (14). (Foto: Reprodução/Twitter)


A presidente do conselho regional Île-de-France, da maior região do país, Valérie Pécresse, também entrou na discussão e cobrou sanções ao jogador através do Twitter.

“Um jogador de futebol, em especial do PSG, são figuras de identificação para os nossos jovens. Eles têm o dever de servir de exemplo. A recusa de Idrissa Gana Gueye de se juntar à luta contra a homofobia não pode continuar sem punições”, declarou Valérie.

O caso repercute nas redes sociais e, até o momento, Gana Gueye, LFP e Paris Saint Germain não se manifestaram sobre o caso.

 

Foto destaque: Idrissa Gana Gueye. Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo