Notícias

Gabriel Boric vence José Antonio Kast e é eleito presidente do Chile

Num contexto de polarização política, ele venceu o advogado José Antonio Kast, de ultradireita. Gabriel Boric, agora presidente do Chile, foi deputado e líder estudantil e representou a esquerda no segundo turno.

19 Dez 2021 - 20h00 | Atualizado em 19 Dez 2021 - 20h00
Gabriel Boric vence José Antonio Kast e é eleito presidente do Chile Lorena Bueri

Neste domingo (19) a população do Chile retornou às urnas neste domingo (19) para votar no segundo turno da eleição presidencial. O resultado da votação, que foi encerradea às 18h, definiu Gabriel Boric como o novo presidente do país.

Em um contexo de polarização, Gabriel, o representante da esquerda neste turno, derrotou José Antonio Kast, advogado de ultradireita. Até as 19h40 deste domingo, com 92,12% das urnas apuradas, Boric tinha 55,7% dos votos, contra 44,3% de Kast. No primeiro turno, Boric havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 25,82%, enquanto Kast teve 27,91% e ficou em primeiro. É a primeira vez desde a redemocratização, que um candidato que não venceu o primeiro turno chega à presidência.


Gabriel Boric (esquerda) e José Antonio Kast (direita) disputaram o segundo turno das eleições presidenciais no Chile. (Foto: Reprodução/Tagesschau)


Boric representa uma esquerda progressista revitalizada, que cresceu muito desde os protestos de 2019, enquanto Kast fundou o ultraconservador Partido Republicano e endossou a mensagem "lei e ordem" na campanha. Os candidatos representaram lados extremamente opostos no espectro político e disputaram cada voto do eleitorado.

Ele foi o concorrente mais jovem dos sete candidatos na disputa pela sucessão de Sebastián Piñera, tendo exatamente a idade mínima exigida para concorrer à presidência, 35 anos. Sua candidatura representa a coalizão "Aprovo Dignidade", que reúne a Frente Ampla e o Partido Comunista.

França antecipa intervalo da dose de reforço de vacina por conta da variante ômicron

Segundo Datafolha Lula tem mais chances de ganhar 2º turno das eleições de 2022 do que Bolsonaro

Blecaute atinge 20 estados da Venezuela


Agora presidente, Gabriel Boric afirmou que quer para o Chile "algo que na Europa seria bastante óbvio, que é garantir um estado de bem-estar para que todos tenham os mesmos direitos, independentemente de quanto dinheiro possuem na carteira"

 

Foto destaque: Gabriel Boric, eleito o novo presidente do Chile. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo