Após marcar o gol do título do Flamengo na final da Libertadores de 2022, Gabigol se iguala a Luizão, como os brasileiros artilheiros da competição. Ambos os jogadores tem um total de 29 gols. O artilheiro geral da competição é o equatoriano Alberto Spencer, ele tem um total de 54 gols, jogou por 10 anos no Penarol, e na equipe uruguaia foi tricampeão da Libertadores (1960, 1961, 1966).
Gabigol também se igualou ao maior ídolo do Flamengo, Zico, os dois são os únicos jogadores do rubro-negro carioca a marcar gols em finais da competição. Ambos tem 4 gols. Em 1981, a decisão acontecia em uma “melhor de três”. No primeiro jogo o Flamengo derrotou o Cobreloa por 2x1, no segundo perdeu por 1x0. O jogo derradeiro aconteceu no Uruguai e o time da gávea venceu por 2x0. Já Gabriel Barbosa, foi o autor dos dois gols da final da Libertadores de 2019, quando o rubro-negro se tornou bicampeão, em 2021 também marcou, mas não conseguiu evitar a derrota contra o Palmeiras, já contra o Athletico Paraense, o atacante balançou as redes nos acréscimos do primeiro tempo, e ajudou a equipe a se tornar tricampeão.
Gabigol (Reprodução/Instagram)
Campeão da Libertadores de 2022, o Flamengo acumulou marcas históricas, o time conquistou a competição de forma invicta, em 13 jogos o time acumulou 12 vitorias e apenas 1 empate. Com esses resultados a campanha da equipe rubro-negra é a 2° maior da história, com 94% de aproveitamento, ficando atrás apenas do Estudiantes de 1969, na ocasião o clube argentino teve 100% de aproveitamento, mas disputou apenas 4 jogos.
Os jogadores do Flamengo, também foram os principais premiados da competição, o centroavante Pedro, foi agraciado com o anel de melhor jogador do torneio. Gabigol foi escolhido como o melhor jogador da final, prêmio que já havia recebido após a final da Libertadores de 2019.
Foto Destaque: Gabigol Foto: Reprodução/Instagram