Notícias

Futuro: Uísque pode se tornar um novo tipo de combustível; entenda o motivo

O uísque escocês é feito com os mesmos ingredientes há centenas de anos mas algumas destilarias começam a pensar em os novas formas de produção como combustíveis para carros; futuramente

25 Abr 2022 - 16h00 | Atualizado em 25 Abr 2022 - 16h00
Futuro: Uísque pode se tornar um novo tipo de combustível; entenda o motivo Lorena Bueri

Cerca de quase 40 garrafas de uísque do tipo escocês são enviadas ao redor de mundo, tornando-o o produto mais comercializado internacionalmente e gerando receitas de exportação de £ 4,5 bilhões (US$ 5,9 bilhões) no ano passado. Mas, para cada litro de uísque há uma quantidade enorme de resíduos: cerca de 2,0 quilos de subprodutos sólidos conhecidos como draff, aproximadamente 10 litros de líquido conhecido como pot ale e 10 litros de borras gastas, um resíduo aquoso. Isso equivale a exatamente 600.000 toneladas métricas de draff e mais de 2,0 bilhões de litros de pot ale todos os anos, de acordo com a Zero Waste Scotland. Alguns são usados ​​para alimentação de animais, e alguns vão para aterros ou são despejados em rios e oceanos.


Uísque pode substituir parte da gasolina e do diesel usados em automóveis. (Foto: Reprodução/Rebecca Cairns/CNN)


Um cientista de biocombustíveis apresentou um uso criativo e de alto valor para esses resíduos. Martin Tangney, fundador da Celtic Renewables, usa um processo de fermentação para transformar os subprodutos do uísque em bioquímicos que podem substituir parte da gasolina e do diesel usados ​​nos carros, e também podem ser usados ​​para fabricar outros produtos à base de petróleo. Os biocombustíveis não são novos. Rudolph Diesel experimentou o óleo de amendoim como combustível original para seu motor homônimo em 1800, já na década de 1930, Henry Ford enxergou o  etanol como o “combustível do futuro”. Mas as colheitas eram caras, e o petróleo oferecia uma alternativa barata. O objetivo de era encontrar um material básico barato para tornar os biocombustíveis comercialmente viáveis ​​– e também mais sustentáveis. Montou o primeiro centro de pesquisa de biocombustíveis  na Universidade Napier em Edimburgo.

Tangney formou a Celtic Renewables. Usa-se um processo conhecido como fermentação de acetona-butanol-etanol, no qual as bactérias decompõem os açúcares do uísque e da cerveja em ácidos. Eles, por sua vez, são divididos em solventes como butanol e etanol, que podem ser adicionados à gasolina ou diesel para alimentar um carro. A Celtic Renewables demonstrou o combustível, dirigindo um Ford não-modificado em estradas escocesas usando 15% de biobutanol feito de uísque. Tangney diz que seu processo de fermentação não se limita a subprodutos de uísque e pode usar resíduos de outros setores de alimentos, como laticínios. 

Foto Destaque: Uísque Escocês Black Label. Reprodução/Sapo Viagens

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo