Tech

Fundo soberano árabe compra 5% de ações da Nintendo

Com o intuito de investimentos na marca, o Fundo Soberano da Arábia pretende se devotar a Nintendo que acredita em queda nas vendas do seu último console.

19 Mai 2022 - 20h15 | Atualizado em 19 Mai 2022 - 20h15
Fundo soberano árabe compra 5% de ações da Nintendo Lorena Bueri

Foi anunciado pela Bloomberg que o fundo de investimento público da Arábia Saudita (PIF) comprou ontem, dia 18, cerca de 5% das ações da Nintendo, marca de video games japonesa. Tal compra promete aumentar a exposição da marca. Esta compra faz o país se tornar o quinto maior acionista da empresa. 

O interesse na companhia veio à tona para fins de investimento, conforme documento oficial. A PIF também investiu grandes estoques de dinheiro em várias outras  marcas de videogame como "Nexon", "Capcom" e "Koei Tecno". Na mesma leva, o grupo assumiu uma fatia da Activision Blizzard, empresa responsável pelo hit “Call of Duty”. A PIF também se aventurou com a própria empresa de jogos virtuais e e-sports, a Savvy Gaming. Com a última compra, o país se torna um dos mais importantes acionistas do mercado de games. 


Príncipe árabe investe em empresas de video game (Foto: Reprodução/ Mandel Ngan/ Pool/ Reuters)


No site oficial do governo da Arábia Saudita, pode-se ler que o objetivo do fundo é ser "uma potência de investimento global e o investidor mais impactante do mundo, permitindo a criação de novos setores e oportunidades que moldarão a futura economia global, enquanto impulsionam a transformação econômica da Arábia Saudita." O fundo árabe é presidido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman e hoje chega a administrar mais de 600 bilhões de dólares em fundos.

O investimento também é, supostamente, uma forma do país de depender economicamente de outros meios que não o petróleo. Portanto, há receio entre os fãs da marca de video games considerando o histórico da Arábia Saudita de abusos dos direitos humanos, incluindo a criminalização de pessoas LGBT. 

A Nintendo anunciou neste mês um desdobramento de um ano de ações, declínio nas vendas de seu último grande console, o Switch. As ações da empresa chegaram a subir 10,5% neste ano. A marca hoje é uma das maiores em seu nicho, chegando a ser considerada uma entre as cinco maiores empresas de jogos em termos de receita ao lado de gigantes como "Tencent", "Sony" e "Microsoft".

 

Foto Destaque: Fachada de loja oficial da Nintendo. Reprodução/ REUTERS/ Issei Kato/ File Photo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo