Tech

Fundador do Orkut fala sobre problemas das redes sociais atuais e sobre novo projeto

O engenheiro de Software turco, Orkut Büyükkökten opina sobre a dinâmica atual das redes, pontua os maiores defeitos em sua concepção e afirma que pretende lançar novo projeto digital este ano

24 Abr 2023 - 11h15 | Atualizado em 24 Abr 2023 - 11h15
Fundador do Orkut fala sobre problemas das redes sociais atuais e sobre novo projeto Lorena Bueri

O fundador de uma das redes sociais mais famosas e utilizadas dos anos 2000 esteve no evento “Brazil at Silicon Valley” na Califórnia na última semana, e falou sobre como funcionam as dinâmicas das redes sociais atuais e seus futuros planos.

O empresário, engenheiro do software opinou sobre os problemas presentes nas redes sociais do momento, alegando que os jovens estão demonstrando cada vez mais tristeza, “As pessoas estão sofrendo. Nós vemos jovens com depressão”.

Em novembro, eu estava voando para São Paulo, e acabei me sentando ao lado desse adolescente, de uns 18 anos, e vi ele concentrado no celular. Nós batemos um papo sobre o app Be Real”. Logo depois da conversa resolveu entrar no aplicativo e observou que os usuários começam a tentar parecer que são perfeitos quando atingem um alto número de amigos, "Então, agora, você não pode nem escolher quando postar, existe uma pressão social absurda para ter uma boa aparência e parecer interessante”, reflete.


Para o fundador a antiga rede social possuia estratégias mais saudáveis com os usuários (Foto: Reprodução/Olhar Digital)


Para ele essa necessidade que os usuários têm na rede social deve mudar e ele pretende alterar esse processo. Para isso possui o plano de reaproximar as pessoas na rede, promovendo um ambiente online mais saudável e confortável também gerando mais empatia entre as pessoas, no projeto atual em que está trabalhando. E neste novo investimento se lançara uma nova plataforma que terá foco no bom uso dela pelo computador, pois para ele as pessoas estão cansando do celular.

Ele também deixa claro que os anúncios do Orkut tornavam a experiência na rede social mais confortável e não pioravam a experiência como acontece nas atuais, e afirma que eles sabiam como fazer a propaganda chegar ao usuário sem quebrar a relação de confiança da pessoa com a rede, “Isso é engraçado: muita gente nem lembra que no Orkut tinha anúncio, mas tinha. E o Orkut era incrivelmente lucrativo, mas os anúncios estavam tornando a experiência melhor, não pior, como hoje... Nós já tínhamos, naquela época, a noção de que a propaganda deve ser relevante e chegar de forma direta, mas fazíamos isso sem comprometer a confiança do usuário na plataforma”.

Quando foi perguntado sobre o retorno do Orkut, ele apenas declarou que pretende usar o que aprendeu em sua vida profissional para fazer o lançamento do misterioso projeto novo este ano.

Foto destaque: Orkut Büyükkökten falou sobre o cenário atual das redes e projeto para este ano. Reprodução:Vincent Gotti/GZH.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo