Moda

Fundação Ellen MacArthur: moda e sustentabilidade

A indústria da moda começou a ter uma maior preocupação com a reciclagem e a reutilização dos produtos, processos atrelados ao conceito de sustentabilidade.

15 Jun 2022 - 10h00 | Atualizado em 15 Jun 2022 - 10h00
Fundação Ellen MacArthur: moda e sustentabilidade Lorena Bueri

A fundação Ellen MacArthur é a coordenadora responsável por um projeto mundial que tem como objetivo desafiar os grandes produtores de jeans a demonstrar que é possível reciclar e reutilizar peças desse tecido. As peças em jeans são universais e atemporais e estão presentes no guarda-roupa de praticamente toda a população. Os botões de metal, apesar de serem essenciais para reforçar as peças, dificultam a reciclagem dos tecidos.


Calça Jeans wide leg (Foto: Reprodução/Divulgação)


No começo de 2019, 72 grandes empresas transnacionais toparam o desafio proposto pela fundação Ellen MacArthur e o projeto continuou durante a pandemia. Os primeiros resultados apareceram no dia 31 de maio de 2021: mais de 500 mil peças de jeans entraram no mercado, seguindo todos as condições estabelecidas pelo projeto. 65% da marcas participantes foram capazes de produzir peças de qualidade, e reforçadas, sem utilizarem os botões de metal.

Luisa Santiago, diretora da Fundação Ellen MacArthur, na América Latina, afirma que "A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo e, por isso, nos últimos anos, passou por um processo importante de reformulação que caminha na direção da economia circular, apesar de ainda ter muita coisa para ser feita". Ainda segundo Luisa, os modelos de produção da indústria têxtil passaram a ter certa preocupação com a reciclagem e a reutilização dos produtos, conceitos atrelados a sustentabilidade. 


Luiza Santiago, diretora da Fundação Ellen MacArthur, na América Latina (Foto: Reprodução/Instagram)


A Fundação Ellen MacArthur defende que "a economia circular é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, e eliminar resíduos do sistema por princípio. Apoiada por uma transição para fontes de energia renovável, o modelo circular constrói um capital econômico, natural e social". Esse modelo econômico baseia-se na substituição da economia focada em extrair, produzir e desperdiçar por uma economia focada na sustentabilidade. 

Foto destaque: calças jeans formando o símbolo da reciclagem (Reprodução/Divulgação).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo