Saúde

Fumar cotonete: Nova moda do TikTok prejudica a saúde de crianças e adolescentes

A “brincadeira” tem ganhado força entre os jovens no TikTok, mas especialistas estão preocupados com os efeitos negativos da prática para a saúde das crianças e adolescentes.

07 Nov 2022 - 21h23 | Atualizado em 07 Nov 2022 - 21h23
Fumar cotonete: Nova moda do TikTok prejudica a saúde de crianças e adolescentes Lorena Bueri

O TikTok é uma rede social popular entre os jovens e é famosa pelos seus desafios que arrastam milhares de perfis e possuem milhões de visualizações, o mais novo deles é o desafio de fumar cotonete.

O desafio consiste em colocar fogo na ponta de um cotonete e colocar a outra ponta na boca simulando um cigarro e repetir cenas famosas do cinema, mas especialistas alertam para os riscos da “brincadeira” à saúde dos jovens.

O hábito de fumar cotonete é prejudicial pois pode ser desencadeador de uma série de doenças respiratórias graves, como asma, bronquite e bissinose, uma doença comum entre trabalhadores da indústria de algodão, que tem como sintomas febre, dores musculares, fadiga, tosse seca e tremores.


Novo viral do TikTok, fumar cotonete pode causar danos irreversíveis à saúde dos jovens (Foto: Reprodução/ Viva Saúde)


Normalmente, os sintomas da bissinose são temporários, mas eles também podem se tornar permanentes se a exposição for contínua, ou se o indivíduo afetado tiver histórico de doenças respiratórias, como alergias ou asma.

A queima do algodão do cotonete produz monóxido de carbono, o que se ingerido pode prejudicar a capacidade de oxigenação do sangue, além de também poder causar uma parada cardiorrespiratória, a queima do plástico também pode liberar substâncias cancerígenas que não são eliminadas pelo organismo e ficam no corpo pelo resto da vida.

Apesar de ser uma prática perigosa para todos os públicos, fumar cotonete é especialmente danoso para pessoas que têm histórico de doenças respiratórias, o que torna os pulmões mais sensíveis às substâncias inaladas durante a prática.

Especialistas alertam os pais para ficarem de olho no tipo de conteúdo consumido pelos filhos, para evitar que eles sejam influenciados por certas “brincadeiras” que podem ser bastante prejudiciais.  

 

Foto Destaque: Nova moda entre jovens, fumar cotonete, traz diversos prejuízos à saúde (Foto: Reprodução/Folha Vitória)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo