Tech

Free Fire está proibido de ser comercializado na Índia

Em nova onda de banimentos a aplicativos de origem ou com ligação chinesa, Ministério do Interior da Índia decide banir o comércio do game de ação-aventura Free Fire

3 min de leitura
14 Fev 2022 - 21h29 | Atualizado em 14 Fev 2022 - 21h29

Mundialmente conhecido, o Free Fire é um jogo mobile de ação-aventura da Garena, provedora de plataforma de internet para usuários, com fundação em Singapura. Apesar da popularidade, o game não vem agradando a todos os países. A Índia, por exemplo, oficializou a proibição e banimento do jogo no país.

Entretanto não é só o Free Fire, o órgão responsável pela proibição detém de uma lista com mais de 50 nomes de jogos de aplicativos que, por terem algum tipo de relação com empresas chinesas (de origem ou não), estão proibidos de comercialização dentro do país. Essa orientação dada pela equipe do Ministério do Interior indiano é uma represália ao governo chinês iniciada em 2020.


Mundo Free Fire. (Foto: Reprodução/Magalu)


Vale lembrar que, na época, aplicativos como TikTok (aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos) e PUBG (jogo eletrônico multiplayer de ação-aventura) foram banidos de serem vendidos ou comercializados e deu início a proibição de jogos de origem ou com ligação chinesa no país.

Como base para a retaliação, o governo informou que segue as diretrizes do seu artigo que lhe autoriza ao: "Poder para interceptar, ou monitorar, ou descriptografar qualquer informação por meio de qualquer recurso computadorizado" – Artigo 69A Information Technology Act. Como justificativa, o país entende que existe a “necessidade em agir no interesse da soberania ou integridade nacional, defesa ou segurança do estado, relações de amizade com países estrangeiros, manutenção da ordem, ou de impedir o incitamento à prática de qualquer delito cognoscível relacionado ou na investigação de qualquer delito".

Desde 2020 há essa proibição aos referidos jogos ou quaisquer outros aplicativos com ligação chinesa, na Índia. Além disso, a relação entre esses dois países vem se abalando ao longo dos anos com os confrontos e clima de tensão em sua fronteira, na região do Himalaia. Limite territorial esse nunca antes acertado.


Free Fire com opções para download nas duas principais plataformas. (Foto: Reprodução/Techtudo)


Em nota oficial, a empresa responsável e provedora do Free Fire, Garena, não deu detalhes quanto ao assunto, eximindo-se justificar motivos do desaparecimento do game nas principais plataformas de downloads de aplicativos e jogos, Google Play Store (para dispositivos Android) e App Store (para dispositivos iOS).

Em seu comunicado ela diz: “Estamos cientes de que Free Fire no momento está indisponível nas lojas Google Play e iOS na Índia e de que o jogo no momento não está operante para alguns usuários no país. Estamos trabalhando para resolver essa situação e pedimos desculpas aos nossos usuários por qualquer inconveniência. ”

 

(Foto Destaque: Imagem de divulgação do game com os principais personagens. Reprodução/Techtudo)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo