Esportes

França chega à final da Copa do Mundo pela quarta vez na história

Campeões mundiais em 1998 e 2018, franceses vencem quarta semifinal seguida e voltam a disputar uma final de Copa do Mundo quatro anos depois do bicampeonato

3 min de leitura
14 Dez 2022 - 20h25 | Atualizado em 14 Dez 2022 - 20h25

A França está garantida na final da Copa do Mundo pela quarta vez em sua história após a vitória por 2 a 0 sobre a seleção do Marrocos nesta quarta-feira. Os atuais campeões mundiais disputarão a decisão no próximo domingo e buscam repetir um recorde da seleção brasileira, que já dura 60 anos.

Depois de cair nas semifinais em 1958 para o Brasil e em 1982 e 1986 para a Alemanha, a França não sabe mais o que é perder em uma semifinal de Copa do Mundo. A volta por cima francesa começou em 1998. Sendo os anfitriões do torneio, a França enfrentou a Croácia na semifinal daquela edição e conseguiu uma vitória de virada com dois gols do lateral Thuram. Na decisão, os franceses se tornaram campeões mundiais pela primeira vez, após a vitória de 3 a 0 sobre o Brasil, em Paris.

8 anos mais tarde, na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a França novamente chegou a semifinal e dessa vez o adversário era Portugal, de Felipão e do jovem Cristiano Ronaldo. Os franceses novamente saíram vencedores, graças a um gol de pênalti de Zinedine Zidane. Mas o título daquele mundial ficou para a Itália, que venceu a França por 5 a 3 nas disputas de pênalti.


Zidane marca na semifinal contra Portugal em 2006 (Reprodução/ Twitter/ FIFA)


Após duas Copas do Mundo frustrantes, a França voltaria a disputar uma semifinal de Copa do Mundo em 2018, na Rússia. Na ocasião, a Bélgica era o adversário da vez. E com um gol de cabeça do zagueiro Samuel Umtiti, os franceses novamente venceram a semifinal e se classificaram para a final da competição. Na disputa da final, os bleus apresentaram um futebol de alto nível e venceram a Croácia por 4 a 2, se tornando bicampeões mundiais.

Na Copa do Mundo do Catar, a seleção francesa já conseguiu repetir as campanhas de 1998, 2006 e 2018. Caso conquiste o mundial, a França vai igualar as campanhas da Itália em 1934 e 1938 e do Brasil em 1958 e 1962, se tornando a terceira seleção no mundo a vencer dois mundiais seguidos.

 

Foto Destaque: Comemoração da seleção francesa após a vitória sobre Marrocos. Reprodução/Twitter/ FFF

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo