Notícias

Fragmento do Calendário Maia mais antigo é descoberto em ruínas na Guatemala

Fragmento do Calendário Maia mais antigo é encontrado em ruínas de uma pirâmide na Guatemala. O glifo representa o dia "7 Veado" e foi encontrado em um mural datado de 3 a.C.

16 Abr 2022 - 10h22 | Atualizado em 16 Abr 2022 - 10h22
Fragmento do Calendário Maia mais antigo é descoberto em ruínas na Guatemala Lorena Bueri

Um glifo do mais antigo Calendário Maia já encontrado, foi descoberto por pesquisadores em uma ruína de pirâmide na Guatemala. A descoberta foi publicada por pesquisadores da Universidade do Texas, no periódico científico Science Advances. Este glifo, que é uma espécie de gravura, representa um dia dos 260 presentes no Calendário Maia. Este em específico é chamado de “7 Veado”.


Fragmento de Caléndario Maia. (Foto: Reprodução/Heather Hurst/David Stuart/Science Advances) 


Os fragmentos foram localizados no sítio arqueológico de San Bartolo, em selvas no norte da Guatemala, que já foi palco de outra descoberta em 2001, onde continham murais coloridos representando cenas culturais mitológicas e cerimônias, datadas de 100 a.C.  Contudo, os achados pertencentes ao Calendário Maia são datados  do século 3 a.C., comprovado pela datação de radiocarbono, o tornando o mais antigo já encontrado. O "7 Veado" segundo a antiga escrita Maia, compõe o número 7 desenhado sobre o contorno da cabeça de um cervo.

O principal autor da descoberta, professor da Universidade do Texas, David Stuart, descreveu o achado como  "dois pequenos pedaços de gesso branco que já foram presos a uma parede de pedra". Ele completa: "A parede foi intencionalmente destruída pelos antigos Maias quando eles estavam reconstruindo seus espaços cerimoniais – e acabou se transformando em uma pirâmide. As duas peças se encaixam e têm caligrafia pintada de preto, abrindo com a data '7 Veado'. O resto é difícil de ler, as pinturas desta fase estão todas muito fragmentadas, ao contrário de qualquer uma das câmaras posteriores e mais famosas." No total, foram achados 7.000 fragmentos de murais diversos em San Bartolo, contudo apenas 11 foram analisados entre os anos de 2000 e 2012, incluso o "7 Veado". 

O Calendário Maia é baseado nas movimentações do Sol, da Lua e dos planetas para contar o tempo, no sistema chamado Tzolk’in. Também haviam outros sistemas que contavam, inclusive, com o ciclo do ano solar de 365 dias e um calendário lunar.

Foto destaque: Fragmento do calendário maia mais antigo. Karl Taube/Courtesy of the Proyecto Regional Arqueologico San Bartolo/Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo