Mundo Animal

Fóssil do maior crocodilo que viveu entre os dinossauros é encontrado em Ribeirão Preto, São Paulo

Conhecido como o "Terror das Águas", o maior crocodilo brasileiro, que atingia até 7 metros de altura, foi encontrado em um canteiro de obras na zona rural de Monte Alto.

20 Dez 2022 - 11h22 | Atualizado em 20 Dez 2022 - 11h22
Fóssil do maior crocodilo que viveu entre os dinossauros é encontrado em Ribeirão Preto, São Paulo Lorena Bueri

Há 66 milhões de anos, no final do período Cretáceo, ocorreu a extinção em massa de diversos organismos, como o desaparecimento em massa dos dinossauros, gerando até hoje questionamentos aos cientistas e pesquisadores da área.

Na década de 1950, durante a remoção de rochas de uma estrada rural em Monte Alto (Município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto no interior do estado de São Paulo, os operários encontraram um crânio que se converteu em fóssil, após seus diversos anos de baixo da terra.


Thiago Schineider Fachini e ofóssil que será exposto no Museu de Paleontologia de Monte Alto, em São Paulo
(Foto/Reprodução: Chico Escolano/EPTV)


Atualmente, são 1.600 fósseis descobertos na cidade. Todos estão expostos no museu local, Museu de Paleontologia de Monte Alto, as idades sendo variadas de 65 milhões a 100 milhões de anos.

Anos depois o mesmo local isolado, sendo o crânio ainda desconhecido, levado para pesquisas, no mesmo ano sendo classificado como um crânio de um dinossauro titanossauro.

O paleontólogo Fabiano Vidoi Iori em parceria com o pesquisador Antônio Celso de Arruda Campo, analisaram novamente o material relacionando em suas pesquisas com os dados e fotografias tiradas em 1950, publicando em 2006 na Revista Brasileira de Paleontologia a reclassificação como craniano de um crocodiliforme.

“Além de representar um grupo até então pouco conhecido para o Cretáceo brasileiro, a nova espécie contribuirá futuramente para uma melhor compreensão dos aspectos evolutivos dos crocodilos e porque os Neosuchia tiveram sucesso, enquanto a grande maioria de crocodiliformes foram extintas no final do Cretáceo”, explica Thiago Schineider Fachini, do Laboratório de Paleontologia de Ribeirão Preto da USP.

Assim, o réptil foi nomeado com Titanochampsa significando “Crocodilo Titânico”, uma alusão ao seu grande porte e por ter sido confundido com titanossauro por muito tempo. Sendo o “iorii” uma homenagem ao pesquisador responsável Fabiano V. Iori por sua descoberta.

Foto Destaque Crocodilo Gigante. Reprodução Pixabay/miniformat65.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo