Notícias

Fósseis são encontrados em obras de conjunto habitacional em Minas Gerais

Obras na região do Bairro Ilha de Marajó foram interrompidas em 2022 para contratar um arqueólogo. Parte dos objetos estava a pouco mais de 2 metros abaixo do solo.

14 Fev 2023 - 19h05 | Atualizado em 14 Fev 2023 - 19h05
Fósseis são encontrados em obras de conjunto habitacional em Minas Gerais Lorena Bueri

O Conjunto Habitacional Tamareiras, localizado em Uberaba, Minas Gerais, Se tornou praticamente um “condomínio dos dinossauros”. Mas tal apelido não está ligado a ninguém que mora lá, o lugar ganho este nome após a descoberta de quase 300 fósseis encontrados durante a obras de construção na região do bairro Ilha de Marajó.

A construção do conjunto habitacional parecia não ter nada demais. Mas do momento que começaram a cavar na região, a quantia de fósseis que surgia parecia não ter fim

“O volume de rocha aqui é enorme. Então, na medida que ele vai rompendo as rochas, vamos analisando. Posteriormente, a gente vai para os rejeitos, essa montanha de rocha, um caso inédito na nossa região”, detalhou o paleontólogo Paulo Macedo ao g1.


Conjunto habitacional onde foram localizado os fósseis em Uberaba (Foto: Reprodução/TV Integração).


• Segundo o paleontólogo, Paulo Macedo, Uberaba é um sítio paleontológico;

• Havia sido encontrados 283 fósseis entre as pedras;

• Parte desse material estava a pouco mais de 2 metros abaixo do solo.

Em 2022, por cinco meses, as construções das mais de 460 casas do conjunto habitacional precisaram ser interrompidas, após a descoberta dos fósseis, para dar continuidade a obra, foi necessário contratar um arqueólogo.

Durante a gravação de uma reportagem para a TV Integração, afiliada à TV Globo, sediada em Uberlândia. Um fragmento de fóssil foi encontrado no momento da reportagem, comprovando como a obra (em andamento) está repleta de fósseis.

“É comum encontrar. Qualquer trabalho que a gente inicia logo em seguida já depara com fragmento de fóssil”, afirmou o paleontólogo Paulo Macedo.

Os objetos de mais de 80 milhões de anos encontrado na obra são levados para o bairro turístico de Peirópolis. A segunda etapa do processo é feita no complexo científico cultural da Universidade do triângulo Mineiro (UFTM).

Com a quantidade de fósseis, o trabalho de pesquisas pode durar anos. O que se sabe é que os objetos mostram a diversidade de animais que viviam próximo a região.

As escavações e pesquisas Uberaba são realizados desde a década de 40. Até os dias de hoje, a região se tornou conhecida nacionalmente. A grandiosidade nos acervos se destacam, pois com ele é possível encontrar fragmentos de crocodilos e até dentes de dinossauros.

Foto Destaque: Fósseis de dinossauros. Reprodução/ L. Adolfo/UFTM

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo