Notícias

Forte terremoto deixa 1400 mortos na fronteira entre Turquia e Síria

De magnitude 7,8 graus na escala de Richter, o terremoto que atingiu a fronteira da Turquia e da Síria deixando, até então, 1400 mortos e milhares de feridos e muitos ainda desaparecidos sobre os escombros.

06 Fev 2023 - 10h39 | Atualizado em 06 Fev 2023 - 10h39
Forte terremoto deixa 1400 mortos na fronteira entre Turquia e Síria Lorena Bueri

Um terremoto de grandes magnitudes, de 7,8 graus na escala de Richter, ocorrido na fronteira entre Síria e Turquia causou 1400 mortes e milhares de feridos e desaparecidos nos dois países. Os números atualizados até então constam de 912 vítimas mortas na Turquia e 339 na Síria, segundo equipes de resgate, porém este número pode aumentar ao longo do dia, pois há pessoas sobre os escombros ainda.

O governo turco calcula que 5.000 pessoas ficaram feridas e que ao menos 2.818 prédios desabaram por conta do terremoto. Já no lado sírio o número de feridos chega a 1.087 pessoas, de acordo com assessores do ministério da saúde sírio.


Fortes imagens da destruição desse forte terremoto ocorrido hoje na fronteira entre a Síria e a Turquia(Foto: Reproudção/twitter)


Esse abalo sísmico é o mais forte desde 1939. A região fronteiriça entre os dois países fica sobre várias placas tectônicas e teve duração de cerca de 1 minuto e meio. Esse terremoto também gerou algumas réplicas, havendo chegado a 7,5 graus na região da Turquia, agora pela manhã horário do Brasil, tarde na Turquia.

A destruição, segundo especialistas nesse tipo de evento, é que a duração e principalmente a profundidade, de dez quilômetros, foram responsáveis pela tragédia. Há fotos e relatos de municípios inteiros destruídos pela tragédia. A região é uma das mais propensas a eventos deste tipo no mundo inteiro, pois há grandes falhas geológicas atravessando a região.


Momento em que bebê é resgatado com vida dos escombros(Foto: Reproudção/twitter)


Em 1999 houve um terremoto de grau 7,4, perto de onde ocorreu o evento de hoje, causando mais de 17 mil mortes e 500 mil desabrigados. Em 2011, um outro temor de grau 7,1, ali perto também, matou mais de 600 pessoas e em 2020 outro evento, agora em uma região perto da Grécia provocou um Tsunami ocasionou muitos danos na costa grega.

Alguns países emitiram notas de apoio à Turquia e à Síria, entre eles Vladmir Putin que ofereceu aviões com equipes de resgate para auxiliar nas buscas. O presidente da Rússia tem relações diplomáticas fortes com o governo dos dois países. Já o governo de Israel se prontificou a enviar equipes para ajudar a Turquia e que também faria o mesmo para a Síria. A União Europeia também se prontificou a ajudar no envio de ajuda de pessoas, quanto de alimentos e água.

Foto Destaque: Prédio totalmente destruído na região de fronteira entre Síria e Turquia. Reprodução/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo