Notícias

Força Aérea dos EUA faz teste com o míssil nuclear Minuteman III

Nesta terça-feira (16), a Força Aérea americana realizou o teste de um míssil de longo alcance desarmado com capacidade nuclear no estado da Califórnia, o Minuteman III

16 Ago 2022 - 15h06 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 15h06
Força Aérea dos EUA faz teste com o míssil nuclear Minuteman III Lorena Bueri

Nesta terça-feira (16), a força aérea dos EUA realizou um teste envolvendo um míssil desarmado de longo alcance com capacidade nuclear. O projétil intercontinental conhecido como Minuteman III foi lançado da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 4h (horário de Brasília) e percorreu um trajeto de 6,7 mil Km, até cair em um campo de testes localizado próximo às Ilhas Marshall. 

O teste foi realizado com o intuito de provar a prontidão das armas nucleares dos EUA, além de fornecer confiança na eficácia e letalidade de tais armamentos. De acordo com um comunicado da Força Aérea, "Este lançamento de teste faz parte de atividades rotineiras e periódicas destinadas a demonstrar que a dissuasão nuclear dos Estados Unidos é segura, confiável e eficaz para deter as ameaças do século XXI e tranquilizar nossos aliados. Esses testes ocorreram mais de 300 vezes antes e não é o resultado dos eventos mundiais atuais”. 

Lançamento do míssil nuclear intercontinental desarmado Minuteman III (Reprodução/USAF)

O teste do Minuteman III já era para ter acontecido mais cedo este ano, porém fatores geopolíticos acabaram por fazer os EUA adiarem o teste duas vezes. No início do mês, devido à resposta irritada da China à viagem da Presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi, a Taiwan, os EUA decidiram por adiar o teste para não correr o risco de deixar a China mais irritada. E em Março, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, também cancelou o teste devido ao aumento das tensões com a Rússia, pois isso poderia levar a uma má interpretação russa em relação ao teste.

O Minuteman III é um dos armamentos da tríade nuclear dos EUA, sendo este o único que é lançado da terra. Os outros dois são o míssil balístico, que é lançado da água pelos submarinos, e as armas nucleares transportadas por bombardeiros de longo alcance, que são lançadas pelo ar.

 

Foto destaque: Minuteman III (Reprodução/Brittany E.N. Murphy/USAF)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo