Tech

Foguete chinês lançado no dia 24 faz reentrada descontrolada na Terra

Segundo o chefe da Nasa, Bill Nelson, a China não forneceu informações precisas sobre a trajetória do foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B). Destroços do foguete foram encontrados numa província da Malásia

3 min de leitura
01 Ago 2022 - 17h30 | Atualizado em 01 Ago 2022 - 17h30

Um foguete chinês do tamanho de um prédio de 10 andares, lançado no domingo passado (24), fez uma reentrada descontrolada na atmosfera da Terra no último sábado (30) na costa da Malásia.

Segundo o chefe da Nasa, Bill Nelson, a China não forneceu informações precisas sobre a trajetória do foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B). “Todas as nações espaciais devem seguir as melhores práticas estabelecidas e fazer sua parte para compartilhar esse tipo de informação com antecedência para permitir previsões confiáveis ​​do risco potencial de impacto de detritos, especialmente para veículos pesados, como o Long March 5B, que carrega um risco significativo perda de vidas e bens” destacou.


O foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B) de 23 toneladas tem o tamanho de um prédio de 10 andares. Foto: Reprodução/Getty Images.


Normalmente, os grandes estágios de propulsão dos foguetes caem de volta à Terra imediatamente depois de serem descartados. Mas o foguete chinês acompanhou o segmento da estação espacial até a órbita.Por causa do atrito causado pela fricção do foguete contra o ar no topo da atmosfera, ele logo começou a perder altitude, fazendo o que é chamado de “reentrada descontrolada” de volta à Terra. Nos últimos dias, observadores espaciais projetaram reentradas potenciais em grande parte do planeta. No último dia, a previsão tornou-se mais precisa e os meteorologistas não tinham certeza se cairia sobre o Oceano Índico, no México ou no Atlântico.

Na província da Malásia, na Ilha de Bornéu, em Sarawak, foi relatado que muitas pessoas acreditavam se tratar de uma chuva de meteoros ou um cometa. A Força Espacial dos EUA confirmou que o que alguns o confundiram com meteoros era, de fato, o foguete que foi lançado no dia 24.

O Comando Espacial dos Estados Unidos publicou no Twitter que “pode confirmar que a Longa Marcha 5B (CZ-5B) da República Popular da China (RPC) reentrou no Oceano Índico em aprox. 10h45 MDT em 30/07.”

 

Foto destaque: Foguete chinês foi lançado no dia 24. Reprodução: CNS/AFP.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo