Tech

Florença adota uso de drones para fiscalização e segurança

A polícia da cidade utilizará drones equipados com câmeras de monitoramento para fiscalização urbana e preservação do patrimônio histórico. Florença segue o modelo de outras cidades que utilizam drones como vigilantes.

12 Abr 2023 - 19h50 | Atualizado em 12 Abr 2023 - 19h50
Florença adota uso de drones para fiscalização e segurança Lorena Bueri

A Polícia Municipal de Florença anunciou nesta terça-feira (11) que irá utilizar drones equipados com câmeras de monitoramento para controlar o território da cidade. De acordo com o prefeito Dario Nardella, os drones serão utilizados em áreas específicas e não se trata de um "Big Brother" sobre a cidade.



Florença se torna mais uma cidade a adotar fiscalização por drones. (Reprodução/ Istock)


Ainda de acordo com o prefeito, o objetivo é utilizar os drones como aliados nas ações de fiscalização e monitoramento do território, e a regulamentação e privacidade dos cidadãos serão plenamente respeitadas, agindo segundo os critérios de distância e legalidade.

Ao apresentar o novo comandante da polícia de Florença, Francesco Passaretti, foi enfatizada a relevância da iniciativa para o trabalho da corporação, que agora terá à disposição os drones como uma ferramenta capaz de identificar infrações e acidentes rodoviários, além de detectar possíveis danos ou irregularidades em edificações históricas.

Segundo o prefeito Nardella, os drones operarão com controle de distância e em conformidade com as leis vigentes, garantindo a proteção dos dados pessoais e a privacidade dos moradores de Florença.

O projeto de utilização dos drones é de 2023 e já possui um protocolo assinado com a Entidade Nacional de Aviação Civil (ENAC) para verificar quaisquer infrações nas construções de Florença. 

A medida representa um avanço na utilização de tecnologia para fins de segurança e monitoramento urbano, colocando Florença em sintonia com outras cidades modernas ao redor do mundo que já adotaram o uso de drones para ajudarem nas operações de fiscalização e monitoramento urbano.

A utilização dos drones em Florença também pode contribuir para a preservação do seu patrimônio histórico e cultural, que é conhecido mundialmente por sua riqueza artística e arquitetônica. Com a nova tecnologia será viável detectar danos ou irregularidades em edifícios históricos na cidade de Florença por meio do uso de drones, o que pode tornar mais simples a implementação de medidas de conservação e preservação do patrimônio local.

 

Foto destaque: Cidade de Florença vista de cima. (Reprodução/ DepositPhotos)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo