Bem Estar

Fisioterapia é essencial para pacientes em tratamento renal

A prática supervisionada por um fisioterapeuta entrega saúde e qualidade de vida para quem passa por hemodiálise

12 Jan 2023 - 14h05 | Atualizado em 12 Jan 2023 - 14h05
Fisioterapia é essencial para pacientes em tratamento renal Lorena Bueri

Melhora da tolerância à glicose auxiliando no controle da diabetes; melhora da circulação das extremidades; da atividade do coração com controle das arritmias e da pressão. Esses são alguns dos impactos positivos que a fisioterapia pode entregar para pacientes que passam por hemodiálise, desde que seja supervisionada por um fisioterapeuta e personalizada para cada necessidade e capacidade.

“Todo paciente é elegível, mas observamos alguns critérios clínicos e adaptações para cada paciente. A anemia é uma condição que pode adiar o início, mas assim que sanada já podemos iniciar o tratamento fisioterapêutico. Não há um padrão de tratamento. Fazemos um atendimento personalizado que entrega ao paciente uma sessão que esteja dentro do seu perfil clínico’, explica a Dra. Jacqueline Monteiro, Diretora Médica Regional Centro Oeste da DaVita Tratamento Renal, líder em serviços de nefrologia no Brasil.

Mesmo atendendo a vários perfis de pacientes, há um resultado comum a todos que é a melhora geral na qualidade de vida. Pacientes que passam por hemodiálise têm um cotidiano bastante restritivo que limita em alguns casos as atividades de lazer, por exemplo.

“Conseguimos um maior controle nos quadros de anemia.Há uma melhora da reabilitação física, aumentando a coordenação motora e a resistência do paciente. Em alguns casos, após um mês de tratamento, pacientes que tinham dificuldades de locomoção já conseguem caminhar”, conta a médica.

As sessões de fisioterapia duram vinte minutos durante a diálise, ou seja, enquanto o paciente faz o procedimento, os exercícios são aplicados. Apesar de não ser um procedimento obrigatório, a fisioterapia para pacientes em hemodiálise é uma prática médica recomendada por todos os benefícios ao paciente. “Incentivamos, inclusive, que o paciente repita em casa os exercícios fora dos dias de diálise e damos palestras para mostrar os benefícios”, diz Jacqueline.

Além dos já citados, a fisioterapia consegue aumentar a tolerância do paciente aos exercícios diários, diminui os sintomas de fraqueza muscular, câimbras, dores e falta de ar. Isso acaba também reduzindo o número de internações e aumenta a autoconfiança e independência para o paciente executar as atividades do dia a dia. A DaVita oferece a fisioterapia em todas suas clínicas desde 2018.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo