Notícias

Fiocruz inaugura centro de reabilitação para pessoas com sequelas da Covid

Espaço também servirá como centro de estudos e amparo a pesquisas multidisciplinares. Visa melhorar a qualidade vida das pessoas e fortalecer a capacidade de resposta do país a novas ameaças da Covid.

13 Mai 2023 - 12h12 | Atualizado em 13 Mai 2023 - 12h12
Fiocruz inaugura centro de reabilitação para pessoas com sequelas da Covid Lorena Bueri

Foi inaugurado, nesta quinta-feira (11/5), o Centro de reabilitação a pessoas com sequelas da Covid - 19, pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e a Diretoria Executiva da Fiocruz; em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). O espaço será utilizado para pesquisa multidisciplinar, sendo iniciativa do programa “Unidos contra a Covid-19".  

A OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou o fim da pandemia, mas o coronavírus continua sendo um problema para muita gente. Estima-se que 10 a 30% das pessoas que foram infectadas pelo vírus terão algum tipo de sequela. O programa é fundamental para entender o impacto da covid nos brasileiros que tiveram a doença. 


Sala de fisioterapia (Foto:Reprodução/INIFiocruz)


O Instituto Oswaldo Cruz a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, são colaboradores do projeto, que será conduzido no Centro inaugurado pela Fiocruz: Recover Pós-Covid: monitoramento, avaliação multidisciplinar e reabilitação de indivíduos com distúrbios pós-covid-19 no Rio de Janeiro, Brasil e o Recover-Pós-Covid SUS-Brasil.   

O projeto irá avaliar os efeitos da doença em várias áreas, estudando a carga da covid longa. E tem o objetivo de gerar evidência científica, para formular políticas públicas para o enfrentamento do impacto da covid na população; bem como ampliar o acesso aos serviços de reabilitação pelo SUS e melhorar a qualidade de vida das pessoas.  

“O vírus continua circulando e temos que não apenas fortalecer a capacidade de resposta do país a novas ameaças da Covid-19 na saúde pública, seja na imunização, na vigilância, na pesquisa ou na assistência, mas também lidar com as enormes sequelas deixadas pela doença na população", destaca o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.  


Sala de fisioterapia (Foto:Reprodução/INIFiocruz)


A iniciativa contou com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, além de emendas parlamentares. E o apoio da empresa Tetra Pak (maior fábrica de embalagens do mundo), e do Ministério Público do Trabalho.  

Foto Destaque: Centro de reabilitação
Reprodução/ INIFiocruz

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo