Notícias

Fim de uma era: McDonald"s reabrirão na Rússia sob nova marca

A rede de fast food decidiu deixar o mercado em resposta à invasão da Ucrânia pelas tropas do presidente Vladimir Putin. A presença do McDonald's na Rússia acabou se tornando um símbolo do fim da Guerra Fria

26 Mai 2022 - 15h46 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 15h46
Fim de uma era: McDonald's reabrirão na Rússia sob nova marca Lorena Bueri

A rede de fast food McDonald’s emitiu uma nota nesta quinta-feira afirmando que vai reabrir seus restaurantes na Rússia a partir de 12 de junho, porém sob uma nova marca. A declaração foi dada após o grupo anunciar a suspensão de suas atividades na Rússia em resposta à invasão na Ucrânia.

De acordo com a imprensa russa, o McDonald’s informou que a nova marca vai operar separadamente da empresa principal. Os restaurantes da marca começaram a ser fechados nesta semana na Rússia.

Após o anúncio do fechamento de todas as unidades na Rússia, o McDonald’s afirmou que "a crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o ambiente operacional imprevisível resultante levaram o McDonald's a concluir que continuar com a propriedade do negócio na Rússia não é mais sustentável, nem é conforme aos valores do McDonald's".


Arcos Amarelos do McDonald's começam a ser desmontados após serem removidos de um restaurante drive-thru em Khimki, nos arredores de Moscou, Rússia. (Foto Reprodução: portal Uol).


Saída do McDonald’s

A empresa concordou no começo da semana em vender sua rede de 850 restaurantes para o ex-proprietário de mina de carvão da Sibéria, dizendo que iria “tirar os arcos amarelos” da maior cadeia de fast-food da Rússia depois que decidiu deixar o mercado em resposta à invasão da Ucrânia pelas tropas do presidente Vladimir Putin.

O dono das franquias do McDonald's, Alexandre Govor que agora comprou todos os negócios da rede na Rússia, terá que criar uma nova marca para substituir os “arcos” da empresa americana que simbolizaram a adoção do capitalismo por seu país durante o colapso da União Soviética

O McDonald’s na Rússia.

Desde que as filas de horas se formaram na abertura do primeiro McDonald’s na Praça Pushkin, em Moscou, em 1990, sua presença na Rússia ganhou um significado além de uma refeição.

Dada a má reputação dos restaurantes da era soviética, o fato de os consumidores russos poderem obter um Big Mac e batatas fritas idênticos ao mesmo pedido em Nebraska - e atendentes com um sorriso - foi visto como um pequeno milagre.

A cadeia de fast-food foi creditada por desencadear uma revolução na indústria de serviços da Rússia, à medida que o capitalismo tomava conta da antiga superpotência comunista. A propagação da marca após o fim da Guerra Fria gerou até mesmo uma teoria, já desmentida, de que os países que hospedavam restaurantes do McDonald’s não entravam em guerra entre si.

Foto Destaque: McDonald's em Moscou. Foto Reprodução: site Revista Fórum.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo