Tech

Fim de uma era: Apple decide aposentar iPod após 20 anos de comércio

Apple deixa de comercializar iPod, mas versões do aparelho continuaram sendo vendidas enquanto estoques durarem. Produto marcou geração e será lembrado por seu legado na indústria musical.

11 Mai 2022 - 20h00 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 20h00
Fim de uma era: Apple decide aposentar iPod após 20 anos de comércio Lorena Bueri

Depois de 20 anos no mercado, o iPod deixará de ser fabricado e comercializado. A empresa Apple anunciou hoje (11) que seu aparelho reprodutor de músicas sairá de linha, porém as versões do iPod Touch ainda estarão disponíveis para compra enquanto durarem os estoques. 

Os motivos citados pela empresa são a queda de uso do aparelho já que outros dispositivos Apple cumprem o único papel do aparelho e a ascensão dos serviços de streaming. Extremamente inovador para seu tempo, a  primeira versão do iPod pesava apenas 180 gramas, tinha espaço para 1 mil músicas e sua bateria chegava a durar 10 horas. 

Em nota, o vice-presidente sênior mundial de marketing da companhia, Greg Joswiak, disse: "A música sempre fez parte do nosso núcleo na Apple, e trazê-la para centenas de milhões de usuários da mesma forma que o iPod impactou mais do que apenas a indústria da música - também redefiniu como a música é descoberta, ouvida e compartilhada".


Primeiro modelo do aparelho iPod. (Foto: Reprodução/Apple)


"Hoje, o espírito do iPod continua vivo. Integramos uma experiência musical incrível em todos os nossos produtos, do iPhone ao Apple Watch ao HomePod mini e no Mac, iPad e Apple TV. E o Apple Music oferece qualidade de som líder do setor com suporte para áudio espacial - não há melhor maneira de curtir, descobrir e ouvir música." Conclui o empresário, que anunciou a notícia para o mundo. 

Lançado em outubro de 2001, o dispositivo permitiu que os ouvintes pudessem escutar álbums e discografias inteiras sem CDs, impactando para sempre a indústria musical e popularizando o formato de playlist que temos hoje em aplicativos como Apple Music e Spotify. Até o ano de 2007, o aparelho era capaz apenas de reproduzir músicas e áudios, o que mudou quando foi lançada a versão iPod Touch. Sua última versão, a sétima, foi lançada em 2019.

O aparelho, que é tido como revolucionário no meio Tech, marcou uma geração e deixa seu legado. Segundo noticiado pelo The New York Times já foram vendidos aproximadamente 450 milhões de iPods no mundo todo desde sua estreia.  

Foto destaque: iPod. Reprodução/Tom's Guide

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo