Esportes

Fifa planeja implementar nova regras nos pênaltis

A entidade máxima do futebol estuda limitar o raio de ação dos goleiros durante as penalidades. O projeto é uma resposta ao estilo “catimbeiro” de Dibu Martínez.

29 Jan 2023 - 15h42 | Atualizado em 29 Jan 2023 - 15h42
Fifa planeja implementar nova regras nos pênaltis Lorena Bueri

Emiliano Martínez irrita não só os seus adversários, mas também a Fifa e a International Board. De acordo com o jornal The Sun, os órgãos planejam criar uma regra para impedir que os goleiros realizem duelos psicológicos com os batedores. A mudança daria um ponto final ao estilo do goleiro argentino.

Dibu foi um dos heróis da Argentina na conquista da Copa do Mundo de 2022. Ele defendeu dois pênaltis nas quartas de final, contra a Holanda, e um na final, contra a França. Nas duas ocasiões o goleiro desestabilizou os adversários com jogos psicológicos:

“É uma coisa que me vem no momento, sei que nos pênaltis fico forte, sei que me respeitam porque os jogadores rivais me falaram. Quando defendo o primeiro pênalti em uma final mundial, sei que o outro menino ia ficar muito nervoso, tentei jogar com ele mentalmente jogando a bola fora, conversando com ele... E ele chutou para fora” — explicou Martínez.


Emiliano Martínez pega pênalti na final da Copa do Mundo de 2022 — Reprodução/Twitter (@BalonoBarbarie)


Mas essa tática do goleiro argentino não surgiu durante a Copa do Mundo de 2022. Na final da Copa América de 2021, entre Argentina e Colômbia, Martínez já chamava a atenção por provocar os seus adversários durante as penalidades.


O estilo “catimbeiro” muda os rumos da Copa América de 2021 — Reprodução/Twitter (@ManuHeredia21)


Dibu Martínez dança, conversa, grita. Tudo para entrar na mente dos seus adversários e influenciá-los a não converterem a penalidade. Mas, para a Fifa e a International Board, isso não deve ser mais permitido. As entidades são contra o futebol provocativo, contra aquilo que representa o futebol sul-americano. A nova regra que mata o esporte raiz pode ser oficializada nos próximos meses.

 

Foto destaque: Dibu Martínez dança como forma de provocar o adversário — Foto: Odd ANDERSEN/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo