Esportes

Fifa anuncia novo formato de mundial de clubes

Agora a competição vai funcionar com 32 equipes e acontecerá a cada 4 anos. Gianni Infantino afirma que vai criar um Mundial de Clubes Feminino.

16 Dez 2022 - 10h19 | Atualizado em 16 Dez 2022 - 10h19
Fifa anuncia novo formato de mundial de clubes Lorena Bueri

Nessa sexta-feira (16), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou a criação do novo formato do Mundial de Clubes. Agora, a competição terá a participação de 32 times e a primeira edição está marcada para acontece em 2025, ainda sem uma sede definida. Com esse novo formato, Gianni destacou a semelhança com o torneio da Copa do Mundo. 

“O novo mundial será em 2025 e terá 32 times. Detalhes ainda precisam ser discutidos. Será como uma Copa do Mundo", disse o presidente da Fifa. 

Ainda não há números de times definidos por continentes, mas de acordo com apurações a Uefa e Associações de Clubes Europeus (ECA) apoiariam esse projeto caso a Europa tenha 12 representante, essa seria uma das condições. As entidades têm uma resistência quanto essa alteração no torneio, pois concorreria com a Champions League. Anteriormente a Fifa havia realizado um projeto de Mundial estendido com a participação de 24 times, mas teve que recuar, na epoca alegaram que foi por conta da pandemia de Covid, mas dessa vez não haverá recuo. 


Presidente da Fifa, Gianni Infantino. (Foto: Reprodução/Reuters)


Sei que o que decidimos é que haverá o Mundial de 32 times, a ser disputado de quatro em quatro anos. Será disputado no verão, no período que antes era da Copa de Confederações. Será um pouco mais longo. Mas terá os melhores times do mundo. Haverá detalhes a serem decididos por stakeholders (entidades e clubes)", disse Infantino. 

Atualmente, o torneio conta com a participação de 7 times, cada um campeão do seu continente e a disputa acontece ao final da temporada. O playoff, primeira fase, competem  para quem avança até as quartas. Devido a uma hierarquia, alguns clubes entram somente na semifinal, enquanto outros disputam o primeiro jogo. 

Assim, dois confrontos únicos são realizados em campo neutro definem quem avança para semifinal, enquanto o perdedor disputa o 5° lugar. Os vencedores de cada semi viram finalistas e disputam o primeiro lugar. Por fim, os perdedores disputam pelo 3º lugar.

Gianni também afirmou que haverá um Mundial de Clubes Feminino, mas ainda sem definição dos  detalhes do torneio. Outro anúncio foi a realização de amistosos entre seleções de diferentes continentes, com a intenção de promover a interação entre os continentes. 

Foto destaque: Troféu do Mundial de Clubes Fifa. Reprodução/GIUSEPPE CACACE/AFP 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo