Bem Estar

Fevereiro Roxo: mês da Fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome comum que causa muitas dores no corpo durante longos períodos e não tem cura. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior o sucesso do tratamento dessa síndrome.

26 Fev 2022 - 10h30 | Atualizado em 26 Fev 2022 - 10h30
Fevereiro Roxo: mês da Fibromialgia Lorena Bueri

Fevereiro é o mês de conscientização e prevenção da fibromialgia. Identificar essa síndrome nos estágios iniciais aumenta a possibilidade de controle dos sintomas proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores no corpo durante longos períodos, sensibilidade nas articulações, tendões, músculos e outros tecidos. Além da dor, essa síndrome causa também dor de cabeça, distúrbios do sono, ansiedade, depressão e fadiga.

Os principais sintomas da fibromialgia são: dor generalizada em diversas parte do corpo que demoram no mínimo três meses para passar,fadiga - o paciente já acorda cansado, dor de cabeça recorrente, dor pélvica, palpitações, dormência e formigamento nas mãos e nos pés, problemas de concentração e memória, dificuldades cognitivas, qualidade de sono ruim - crises de apneia e insônia são comuns, alterações de humor e outros sintomas.


Sintomas da fibromialgia e áreas afetadas/ Reprodução: Site Vittude


A descrição dos sintomas e o exame físico são utilizados para diagnosticar a fibromialgia. Outros exames também podem ser feitos para descartar outras doenças reumáticas que possuem sintomas similares.

O tratamento dessa condição que não tem cura consiste em um acompanhamento especializado e com o uso de medicamentos como analgésicos, antidepressivos, ansiolíticos e relaxantes musculares. Medicamentos para melhorar o sono também pode ser prescrito pelo profissional responsável por orientar o paciente.

A prática regular de atividades físicas também compõe o tratamento que é extenso e ainda engloba a fisioterapia - o pilates e o fortalecimento muscular são essenciais para o controle da síndrome, alimentação, métodos para alívio de estresse, técnicas de relaxamento e terapia cognitivo comportamental. Grupos de apoio podem ser úteis também.

Pequenos hábitos fazem a diferença no cotidiano do paciente que tem que lidar com as dores terríveis provocadas pela fibro. Contar com ajuda profissional para direcionamento do melhor tratamento é fundamental para amenizar os impactos dessa síndrome, evitando a incapacidade física e minimizando os sintomas de forma que o paciente tenha mais qualidade de vida de maneira geral.

Foto destaque: Fibromialgia. Reprodução/Jornal do Rebouças

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo