Cinema/TV

Festival do Rio promove oficinas gratuitas no Centro Cultural Justiça Federal

O Festival do Rio, um dos principais festivais de cinema do mundo, promove em parceria com o Centro Cultural Justiça Federal, antiga sede do STF, oficinas gratuitas e interativas entre 6 e 16 de outubro.

07 Out 2022 - 18h41 | Atualizado em 07 Out 2022 - 18h41
Festival do Rio promove oficinas gratuitas no Centro Cultural Justiça Federal Lorena Bueri

Já pensou em conhecer a história do cinema, realizar atividades com os equipamentos que antecederam e colaboraram para a criação do cinema e ainda ter a possibilidade de criar o seu próprio curta-metragem? Pois é a sua chance! O Festival do Rio está promovendo oficinas, da chamada Mostra Geração, gratuitas no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, entre 6 e 16 de outubro.


Equipamentos da oficina "E Assim Começou o Cinema" (Foto: Divulgação/Centro Cultural Justiça Federal)


A oficina lúdica interativa “E Assim Começou o Cinema” se destina a todos os públicos. Nela, os visitantes são guiados por monitores pela história de aparelhos como a câmara escura – ancestral da câmera, muito utilizada por pintores como Leonardo Da Vinci e Johanes Vermeer -, taumatrópio, fenaquistoscópio e o zootrópio. Com o auxílio dos monitores presentes, além de entender os mecanismos ópticos que envolvem estes antigos equipamentos, os visitantes poderão criar seus próprios “brinquedos”.

Já a oficina “Desafio”, que acontecerá entre 13 e 14 de outubro, a faixa etária para os participantes deve ser entre 13 e 20 anos. Com o foco em jovens criativos, a dinâmica tem como objetivo a criação de curtas-metragens em dois dias. Cada aspirante à cineasta deverá participar presencialmente da oficina para iniciar e finalizar a produção dos filmes.


Para mais informações e inscrição, acesse o Instagram do CCJF (Reprodução/Instagram)


O que é o Festival do Rio?

Criado em 1999, o Festival do Rio se firmou como um dos maiores festivais de cinema do mundo e exibe os principais destaques cinematográficos do ano. Com periodicidade anual, o evento premia os melhores filmes com o Troféu Redentor em onze categorias, em que os críticos do júri oficial decidem os vencedores: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Além das categorias decididas pelo júri, existem três para o voto popular: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Curta-Metragem. Ainda existem menções honrosas e prêmios especiais.

Foto destaque: Festival do Rio. Reprodução/Instagram/Festival do Rio 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo