Cinema/TV

Festival do Rio 2022: Noite de abertura de gala contou com discurso de reconexão e grandes artistas

Na noite de quinta-feira aconteceu a abertura da 24ª edição do Festival do Rio 2022. Este ano o evento será totalmente presencial e terá em exibição mais de 200 de filmes.

07 Out 2022 - 14h48 | Atualizado em 07 Out 2022 - 14h48
Festival do Rio 2022: Noite de abertura de gala contou com discurso de reconexão e grandes artistas   Lorena Bueri

Na noite de quinta-feira (06), aconteceu a abertura da 24ª edição do Festival do Rio 2022, no Cine Odeon, diferente de 2021 este ano será totalmente presencial -já que devido à pandemia no ano passado ele acabou acontecendo em uma versão menor e com exibições mistas entre online e cinema-. Devido a isto, uma das diretoras do evento, Ilda Santiago, a palavra que define o festival é reconexão. Além disso, o Festival do Rio 2022, terá em exibição mais de 200 de filmes, sendo 80 deles só na Première Brasil e se encerrará em 16 de outubro. 

Abertura e clima de gala 

A atriz Zezé Polessa - mestre de cerimônia- abriu o festival que teve como pauta a magia do cinema presencial, com o texto “No cinema eu tenho um lar”, de  Agnès Varda (1928-2019). Ainda subiram ao palco as diretoras do festival, Walkiria Barbosa e Ilda Santiago. “É uma emoção enorme estar aqui, como se fosse nosso primeiro ano. O festival é um passo para trazer o público para a experiência da tela grande”. Contou Walkíria durante o discurso. Já Ilda Santiago explicou que para a realização do evento foi necessário superar muitos desafios. "Temos que lutar para que os cinemas reabram e se mantenham abertos”. Explicou a diretora. 

A noite também contou com grandes artistas como Débora Bloch, Giulia Gam, Luisa Arraes, Lorena Comparato, Caco Ciocler, Samantha Schmütz, Fernanda Schneider, Antonio Pitanga, Rocco Pitanga, Christiane Torloni, Johnny Massaro, entre outros, que foram prestigiar o evento e conferir a exibição de "Império da Luz", do diretor Sam Mendes vencedor do Oscar de melhor diretor por "Beleza americana". 


Abertura da 24ª edição do Festival do Rio. (Foto: Reprodução/Davi Campana)


Novidades e telão 

Zezé Polessa apresentou ainda novidades desta edição, duas novas categorias no Troféu Redentor: Melhor Direção de Arte na Competição Oficial e Melhor Direção na mostra Novos Rumos. Além de sessões de filmes gratuitos em um telão montado nas areias da Praia de Copacabana, em frente ao hotel Copacabana Palace, com destaque para homenagem ao diretor Breno Silveira- que faleceu em maio deste ano- trazendo a exibição do filme “Dois filhos de Francisco” dirigido por Silveira. 

Filmes em destaque  

Dentre os 200 filmes que serão exibidos no festival, há alguns destaques que chamam a atenção como: "A Porta ao Lado", drama brasileiro, de Julia Rezende e que conta em seu elenco com Leticia Colin, Dan Ferreira, Bárbara Paz e Túlio Starling; "Ciclo", filme de ficção científica e suspense brasileiro com Felipe Abib, Daniel Furlan, Dani Ornellas, Flávio Bauraqui, Stephanie Lourenço e Rafael Saraiva. Além dos internacionais: "My Policeman" drama com participação de Harry Styles e "Holy Spider", filme baseado em fatos reais que rendeu a Zar Amir Ebrahimi o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2022. 

Foto destaque: Ilda Santiago diretora do festival, e Zezé Polessa. Reprodução/Marcos Serra Lima/g1 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo