Notícias

Festas Juninas no Nordeste: veja as programações principais

Os tradicionais arrasta-pés incluem quadrilhas, muito cuscuz, pé-de-moleque e shows de Alceu Valença, Elba Ramalho, Claudia Leitte e Alok. Em 2022 há mais um motivo para comemorar: o retorno dos eventos presenciais, paralisados nos últimos dois anos.

23 Mai 2022 - 16h36 | Atualizado em 23 Mai 2022 - 16h36
Festas Juninas no Nordeste: veja as programações principais  Lorena Bueri

No mês de junho, as festas de Santo Antônio, São João São Pedro celebram a identidade regional brasileira. Principalmente no Nordeste, onde as festas recheadas de quadrilhas, fogueiras e comidas estão entre as mais tradicionais do mundo. Em 2022, há mais um motivo para comemorar: o retorno dos eventos presenciais dos últimos dois anos devido à pandemia. Conheça abaixo a programação e as datas das festas que mais acontecem no Nordeste:

Bumba-Meu-Boi em São Luís do Maranhão

Em 2022, São João do Maranhão terá início em 27 de maio com o Cortejo, e término em 31 de julho. Serão mais de 800 atrações, localizadas em arraiás na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado de acordo com o governo do Maranhão. Assim, espaços como Praça Nauro Machado, Ipem, do Rangedor, Cohama, Ceprama, Vila Palmeira, Madre Deus, Cidade Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen e Convento das Mêrces, irão receber a programação.


O Boi-Bumbá é o maior símbolo do São João do Maranhão. (Foto: Reprodução/Viagem e Turismo/Governo do Maranhão)


Bumba meu boi é um festival brasileiro predominante no norte e nordeste e apresenta um festival popular conhecido como auto do boi. Este festival geralmente acontece em junho. O bumba meu boi é uma festa popular, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, que tem suas raízes no folclore brasileiro.

São João de Campina Grande na Paraíba

As festas juninas em Campina Grande, cidade a 135 quilômetros de João Pessoa, são repletas de forró, típicos e quadrilhas. O evento, que começou em 1983, é considerado “o maior São João do mundo”, com shows de grandes artistas nacionais, concursos de quadrilha e apresentações de trios de forró da região. Como de costume, o evento será totalmente gratuito e acontecerá no Parque do Povo, um espaço de 42 mil metros, localizado no centro da cidade. Equipado com bares, restaurantes e barracas, o local se divide entre o palco principal, a Pirâmide e o Forró, para quem não resiste ao famoso arrasta-pé.


Mais de 1 milhão de pessoas vão a Campina Grande todo ano para assistir as atrações da festa junina. (Foto: Reprodução/Viagem e Turismo/Cesar Di Cesario/Divulgação)


Há também uma cidade cenográfica, que reproduz os principais cartões postais de Campina Grande, como a Catedral Nossa Senhora da Conceição. Na atual edição, nomes como Elba Ramalho, Juliette, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Léo Santana e Xand Avião vibram as festividades entre os dias 10 de junho e julho.

Confira as programações abaixo: 



São João de Caruaru em Pernambuco

Caruaru, cidade localizada a 130 km de Recife, há anos disputa com Campina Grande pelo título de "maior São João do mundo". Disputas à parte, as festas juninas no interior de Pernambuco são marcadas por bandas de quadrilhas que reúnem mais de 4.000 pessoas, danças repentinas e refeições gigantescas. Assim, pratos como cuscuz, tripa, tapioca e broa de milho adquirem superlativos. As principais atividades do São João de Caruaru acontecem no Pátio da Eventos Luiz Gonzaga, que abriga os museus do Forró, Barro e Fábrica de Caroá.


Festa Junina de Caruaru compete com Campina Grande pelo título de “Maior São João do Mundo”. (Foto: Reprodução/Viagem e Turismo/Divulgação)


A festa contará com 24 polos espalhados pelo município, entre os dias 4 de junho a 2 de julho deste ano. Nomes como Claudia Leitte, Alceu Valença, Xand Avião, Maiara e Maraísa, Zé Neto e Cristiano, Alok, Elba Ramalho e Simone e Simaria são atrações confirmadas no evento.

Veja a agenda completa: 



São João de Salvador da Bahia

Durante os meses de junho e julho, as praças, e praças de Salvador são ocupadas por bandeiras, balões e as danças tradicionais das festas juninas. As comemorações acontecem principalmente no Pelourinho, localizado no centro histórico da cidade, e no bairro de Paripe, que sediará o campeonato estadual de quadrilhas de 16 a 19 de junho.


O Pelourinho, no Centro Histórico, é um dos cartões-postais de Salvador. (Foto: Reprodução/Viagem e Turismo/Gonzalo Azumendi/Getty Images) 


As festas também se espalharam pelo interior baiano, com eventos nos municípios de Amargosa, Santo de Jesus, Ibicuí, Cruz das Almas, Cachoeira, Camaçari, Senhor Bonfim e Conceição da Feira.

Novidade para 2022 serão as atividades do Parque Exposições da Bahia, com apresentações de Geraldo Azevedo, Safadão, Elba Ramalho, Bell Marques e João Gomes. Mais informações no site da Superintendência de Promoção do Turismo.

Mossoró Cidade Junina em Rio Grande do Norte

A maior festa junina do Rio Grande Norte é realizada em Mossoró, a 280 km de Natal. Em 2022, o São João começa no dia 4 de junho, com o "Pingo do Mei Dia”, tradicional festa que milhares de pessoas ao longo do Corredor Cultural, Avenida Rio Branco.


Espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, na tradicional Cidade junina de Mossoró. (Foto: Reprodução/Viagem e Turismo/Claudio Roberto/Divulgação)


A Chuva de Balas no País de Mossoró é um espetáculo que encena um episódio da história da cidade, quando, em 1927, Lampião e seu bando foram expulsos dessas terras. O espetáculo teatral conta com um elenco de 70 pessoas, atores, atrizes e dançarinos. 

Foto Destaque: O Nordeste é palco das maiores festas de São João do mundo. Reprodução/Viagem e Turismo/Pixaba 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo