Bem Estar

Festa junina: alimentos saudáveis para quem não quer sair da dieta

Veja quais alimentos podem ser substituídos durante as comemorações e ainda ingerir mais vitaminas e proteínas sem deixar de lado pratos típicos das festas juninas.

11 Jun 2022 - 18h00 | Atualizado em 11 Jun 2022 - 18h00
Festa junina: alimentos saudáveis para quem não quer sair da dieta Lorena Bueri

O São João, um dos períodos de maior riqueza cultural e gastronômica no Brasil, é sempre aguardado com bastante emoção pelos brasileiros, e após dois anos sem os tradicionais festejos juninos várias cidades estão programando um grande retorno das celebrações. Como em toda boa festa o cardápio junino sempre é a estrela, com receitas que variam de bolos e guloseimas à pratos quentes e requintados. Canjica, milho assado, bolo de fubá e o quentão são alimentos e bebidas tradicionais nas festas de São João.

Apesar de tudo ser muito gostoso, nem todos os pratos seguem uma linha saudável, mas para aqueles que querem manter o estilo de vida mais saudável, ou não querem sair da dieta, é possível aproveitar o cardápio da festa escolhendo pratos específicos.

Alimentos saudáveis

Pratos mais calóricos como alguns bolos, que além de farinhas, possuem em sua composição açúcares, manteiga ou óleos, podem ser substituídos pelo pé-de-moleque ou bolo de fubá. Enquanto uma fatia de bolo pode conter, em média, 350 kcal, o pé-de-moleque só contém 150 kcal, além de ter amendoim em sua composição, conhecido por ser fonte de gordura boa e aumentar a sensação de saciedade. O fubá, além de ser rico em vitaminas E e B, ainda possui magnésio, zinco, ferro e cobre em sua composição; a fatia do bolo é uma ótima pedida pra quem não quer fugir da dieta. Outro alimento que contém farinha em sua composição é o pastel, que ainda passa por uma fritura em óleo para ser consumido. A substituição ideal é o churrasquinho de carnes ou queijo, com moderação. O petisco é assado, não frito por submersão em óleo, e ainda contém menos carboidratos e mais proteínas.


O mês de junho é marcado por celebrações com comidas típicas, como bolo de milho, canjica e pipoca. (Foto: Reprodução/Guia da Semana).


No campo dos açúcares você pode trocar a maçã do amor por espetinhos de frutas ou legumes, que irão fornecer fibras, vitaminas e outros compostos, como os antioxidantes, que protegem o organismo contra os radicais livres. O arroz também pode ser substituído pelo espetinho de frutas, só não vale aqueles cobertos com caldas ou chocolate.

Os amantes do milho também podem optar por uma opção mais saudável, substituindo a canjica (curau em alguns locais) pela espiga assada. No milho assado não existe a adição de açúcar ou outros ingredientes utilizados no preparo da canjica. O milho ainda contém vitamina A e outros minerais que contribuem para a saciedade e para a saúde do intestino, mas o sal e a manteiga devem ser adicionados com moderação.

Outras trocas podem ser a cocada, de coco ou de leite, pelo doce de abóbora, rico em potássio, magnésio, cálcio, ferro e vitaminas B1, B3, B5, B6, C e E; o quentão pelo vinho, que possui teor alcoólico de 12% a 14%, bem menor que a cachaça usada no quentão, que fica entre 45% a 50%; e cachorro-quente pelo buraco quente. Enquanto o cachorro-quente é recheado com produtos industrializados, como salsicha e batata palha, além do purê de batatas em algumas regiões brasileiras, o buraco quente é composto por um pão com carne desfiada em seu miolo, sendo uma ótima fonte de carboidratos e proteínas.

"E a pipoca, posso comer em paz?", vocês devem estar se perguntando. A pipoca é liberada para todo mundo, mesmo para quem quer manter a linha fit, isso porque a casca do grão é rica em fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino, além de promover a sensação de saciedade.

O único ‘porém’ é a forma como a pipoca é feita; dê preferência para aquelas preparadas com pouca gordura, seja vegetal ou animal, e com pouco sal. Evite preparos que vão ao micro-ondas, uma vez que a utilização do eletrodoméstico destrói as vitaminas e antioxidantes dos grãos. De resto é só não exagerar nas porções e curtir bastante as festividades, seja em família ou com amigos.   

Foto Destaque: Milho assado é uma opção de alimento saudável nas festas juninas. Reprodução/Blog Segredos da Comida. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo